Últimos posts
História de Cabedelo
Fortaleza de Santa Catarina (construída no seculo XVI - Foto: Ruy Carvalho (Licença-cc-by-sa-4.0)
Fortaleza de Santa Catarina (construída no seculo XVI - Foto: Ruy Carvalho (Licença-cc-by-sa-4.0)

Por volta do ano 1000, a região onde atualmente está assentado o município de Cabedelo era terra dos índios tapuias, que migraram para o interior do continente devido à chegada de povos tupis procedentes da Amazônia. No século XVI, quando chegaram os primeiros europeus, a região constituía a fronteira entre os territórios das tribos tupis dos potiguares (que se localizavam ao norte) e dos tabajaras (que se localizavam ao sul). Estes últimos se aliaram aos colonizadores portugueses, enquanto que os primeiros se tornaram ferrenhos adversários dos mesmos.

Cabedelo foi fundada em 4 de novembro de 1585, em torno de uma fortaleza construída por portugueses afim de defender a entrada do estuário do rio Paraíba e a cidade de Filipeia de Nossa Senhora das Neves, atual João Pessoa. Na época da dominação holandesa, entre 1634 e 1654, a cidade passou a se chamar Margaretha (Margarida).

Cabedelo conquistou e perdeu autonomia por algumas vezes para a cidade de João Pessoa. Através da Lei 283, de 17 de março de 1908, obteve autonomia, ficando o povoado elevado à condição de vila. Perdeu os foros de vila e município, pela Lei Estadual 676, de 20 de novembro de 1928, a qual anexou o seu território ao município da capital.

Em divisão administrativa de 1933, voltou a figurar como distrito do município de João Pessoa. Com a Lei Estadual 1 631, de 12 de dezembro de 1956, mais uma vez voltou Cabedelo à categoria de município, compondo-se de um único distrito. Aquele diploma legal criou a comarca, por desmembramento da capital. A instalação do novo município estava prevista para 4 de abril de 1959, sendo, contudo, instalado a 31 de janeiro de 1957.

Fonte: Ascom Prefeitura de Cabedelo e Wikipédia

Conheça mais sobre Cabedelo
Destinos Paraíba
Publicidade