![]() |
Cabaceiras - Lajedo de Pai Mateus- Foto- Revista de Turismo Pb |
Em Cabaceiras, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:
Maior projeção turística para o município
Entre os eventos criados, a “Festa do Bode Rei” é a de maior projeção turística para o município. O festival recria o cenário de antigos castelos, com muradas reais, praça e a residência de sua majestade, o bode. Durante o evento também acontece desfile da “comitiva real”, composta pelo “Bode Rei”, “Cabra Rainha”, príncipe e princesa nas principais ruas da cidade. O bode é coroado como rei dos animais do Cariri por sua importância na economia da região e pela sua capacidade de resistência e adaptação à seca. A cidade possui o terceiro maior rebanho da Paraíba, com cerca de 20 mil cabeças, distribuídas por cerca de 400 caprinocultores (se levar em consideração a formação da família em torno de quatro pessoas, pode-se supor que apenas a criação envolve, diretamente, 25% da população do município).
O Museu Histórico e Cultural do Cariri paraibano
Este espaço conta a história da região e de sua população através de peças que são verdadeira relíquias do passado. O município de Cabaceiras, que preserva boa parte da arquitetura original, apresenta-se como cenário para uma visita dos detalhes de uma Paraíba cabocla. Este espaço está implantado no antigo prédio da cadeia pública da cidade e na antiga residência oficial do prefeito. O primeiro prédio data de 1890, passando por um processo de restauração, onde foi preservada a arquitetura da época e investiu-se na recuperação de peças com valor histórico para o Estado como a descoberta de inscrições com nomes, datas e até frases nas telhas que cobriam a cadeia, além de vestígios da antiga calçada e de peças artesanais.
A residência do prefeito era um prédio que despertava muita curiosidade por parte da população, mas servia para promover um distanciamento entre poder executivo e os cidadãos, já que apenas um grupo muito restrito tinha acesso a esta casa.
O espaço abriga a história da caprinocultura, desde a sua aparição na pré-história até os tempos atuais, apresentando toda a cadeia produtiva e sua importância para sua economia local, além de atuar como atrativo turístico para o município e fonte de pesquisa e estudo. Uma casa de alpendre com sala, cozinha e toda a indumentária dos criadores de caprinos da região também faz parte do museu, que conta com fogão de barro, tamboretes, bancos, sandálias, totalizando mais de 200 referências ligadas à tradição local.
Lajedo de Pai Mateus
Com 6.198 votos dos internautas, o Lajedo de Pai Mateus, localizado no município de Cabaceiras, no Cariri, ficou na primeira colocação do concurso realizado pela Assembléia Legislativa das ‘7 Maravilhas da Paraíba’. Eleição foi apertada e cinco das opções receberam mais de cinco mil votos e os dois últimos escolhidos tiveram mais de 4,7 mil. Em segundo lugar, ficou a Igreja de São Francisco (5.841 votos), seguido de Ponta do Seixas (5.707 votos). O Cristo Rei, em Itaporanga, ficou com 5.667 votos, deixando as outras posições para a Pedra do Ingá, o Memorial Frei Daminhão, localizado em Guarabira, e o Vale dos Dinossauros, em Sousa.