Últimos posts
O que fazer em Soure
Praia da Barra Velha - Foto: Bruna Brandão - (Mtur)
Praia da Barra Velha - Foto: Bruna Brandão - (Mtur)

Em Soure, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:

Inúmeras belíssimas dunas
Impossível ír à Soure e não conhecer nem curtir a Praia do Pesqueiro, afinal, ela possui inúmeras dunas, espalhadas por toda sua extensão. A praia tem, ainda, áreas salgadas, em razão da proximidade com o Oceano Atlântico, além de inúmeros coqueirais.

Cultura marajoara
Para os visitantes que desejam vivenciar a experiência de confeccionar uma das mais elaboradas cerâmicas da América Latina, a da cultura marajoara, deve conhecer o Ateliê 'Arte Mangue Marajó' local de produção e comercialização da cerâmica marajoara e esculturas em madeira.

Fitoterapia como fonte de renda
O turista que deseja conhecer mais o dia-a-dia dos moradores locais, deve visitar a 'Vila do Pesqueiro'. Nessa localidade, a fitoterapia também é uma fonte de renda. Alí agrega uma Associação das Mulheres do Pesqueiro (Asmupesq), onde as nativas comercializam medicamentos naturais, como óleo de andiroba, como também, vendem seus produtos artesanais.

Árvore tombada pela ação da maré
Outro atrativo que merece ser conhecido é a 'Enseada do Tombo do Jutaí'. Na enseada existe uma árvore de Jutaí, tombada pela ação da maré. Serve de balneário e ancoradouro para pequenas embarcações de pesca.

Cenário histórico religioso
Muito além de sua belezas naturais, Soure mantém os encantos históricos da arquitetura colonial. Sendo assim, um passeio pode iniciar pela Igreja de Nossa Senhora de Nazaré ou Matriz, onde sua construção remonta ao século XIX e, foi erguida no local onde já existia uma capela em homenagem à Virgem. Mais à frente, conheça os coretos que fazem compor o cenário histórico religioso, predominando a pintura em estilo marajoara. 

Um altar do século XIX
Também, bem proximo dali tem a capela de São José, a qual possui duas pequenas torres e uma fachada simples. Afirmam os historiadores, que o altar tenha sido, do final do século XIX.

Conheça mais sobre Soure
Destinos Pará
Publicidade