Gruta Rei do Mato - Foto: Acervo Setur-Mg - Sergio Mourão |
Na agradável cidade de Sete Lagoas, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:
Estalagmites com cristais de calcita
A Gruta Rei do Mato é O principal atrativo de Sete Lagoas, a qual abriga os salões mais belos da espeleologia de Mineira. A principal gruta das 24 catalogadas na cidade está localizada às margens da BR 040, junto ao trevo de acesso a Sete Lagoas, na Unidade de Conservação de Proteção Integral, Monumen¬to Natural Estadual Gruta Rei do Mato. São apenas quatro galerias abertas, porém, com formações surpreendentes como couve-flor, estalagmites com cristais de calcita e estalactites com pontas quebradas.
Foi habitada por um homem solitário
A origem do nome é misteriosa. A lenda conta que, na década de 30, a gruta foi habitada por um homem solitário, forte, barbudo e de olhos claros. Su¬postamente, tratava-se de um refugiado político. O personagem folclórico passou a ser chamado de 'Rei do Mato'. Com 220 metros de extensão e um desnível de 30 metros, a Gruta conta com quatro salões abertos à visitação.
Lembram raízes de plantas
O ponto alto do passeio é o Salão dos Castelos, onde suntuosas estalagmites se prolongam até poucos centímetros do teto. Também chamam a atenção as colunas paralelas, longilíneas e quase gêmeas, com 13 metros de altura, no Salão das Raridades. No mesmo ambiente estão ainda as helictites, que lembram raízes de plantas. Para facilitar a apreciação, há visitas guiadas, passarelas metálicas, escadas e iluminação artificial.
Cilíndricas e harmônicas, únicas no mundo
Imponente e grandioso, o 4º salão da gruta tem cem metros de comprimento, onde se destacam duas colunas paralelas, perfeitamente cilíndricas e harmônicas, únicas no mundo. Diversas pinturas rupestres podem ser vistas ao lado da entrada da gruta.