Últimos posts
O que fazer em Diamantina
Mercado Municipal- Foto: Setur-Mg- Sergio Mourão
Mercado Municipal- Foto: Setur-Mg- Sergio Mourão

Na rica cidade de Diamantina, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:

Diamantes extraídos no rio Jequitinhonha
Caminhada pelos Caminho dos escravos percorrendo uma trilha de 20 km com trechos de calçamentos feitos pelos escravos no século XIX ligando Diamantina ao distrito de Mendanha, que foi utilizado para o transporte de diamantes extraídos no rio Jequitinhonha. Conta com diversos atrativos naturais ao longo do percurso. Outra caminhada extremamente interessante fica a 15 km de diamantina onde está o Parque Estadual do Biribiri e se apresenta como um dos principais atrativos naturais de Diamantina. Destacando-se por suas diversas cachoeiras e inúmeras inscrições rupestres.

Belo conjunto arquitetônico tombado pelo IEPHA
Na área do parque está localizado um patrimônio histórico: A vila de Biribiri, que foi sede de uma das primeiras comunidades fabris do estado, Criada pelo bispo Dom João Antonio dos Santos. A igreja e as casas que serviam de residência para os operários da fabrica se encontram conservadas, sendo a vila um importante conjunto arquitetônico tombado pelo IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.

Chama atenção o forro em gamela
Imperdível uma visita à Antiga Casa da Intendência, edificada entre 1733 e 1735, como sede da Intendência dos Diamantes, passou a servir como escola a partir da segunda metade do século XIX. A construção possui escadaria de pedra (no acesso principal), cobertura de quatro águas, dez janelas no andar superior e nove no térreo. No interior do prédio, chama atenção o forro em gamela do salão do segundo pavimento. Nas demais dependências, os forros mais antigos são em saia-e-camisa.

Foi residência da escrava Chica da Silva
Outro atrativo que merece estar no seu roteiro é a Casa de Chica da Silva. O bonito solário foi residência da escrava Chica da Silva entre os anos de 1763 e 1771. A casa, que hoje funciona como sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Dentro do casarão é possível apreciar a coleção de quadros que retratam a rainha negra. Diamantina tem um cenário intocado, formado por igrejas barrocas e casario colonial espalhados por ruas calçadas em pedra e iluminadas por lampião e hoje possui um patrimônio arquitetônico, cultural e natural rico e muito bem preservado.

Conheça mais sobre Diamantina
Destinos Minas Gerais
Publicidade