Cachoeira do Brumado - Foto: Prefeitura de Mariana |
Um profundo mergulho na historia de Minas e do Brasil pela contemplação e convivência com monumentos civis e religiosos, exemplares da arquitetura luso-brasileira, que abrigam obras de ornamentação em talhas, esculturas e pinturas e mobiliário originários dos séculos XVIII e XIX. Todas elas produzidas sob a inspiração do barroco português e pelas expressões singulares de seus artífices e construtores, resultantes do esplendor artístico do Ciclo do Ouro.
A principal atividade industrial do município é a forte extração de minério de ferro grande geradora de empregos e receita pública. Seus distritos desenvolvem atividades agropecuárias e apresentam em destaque, um artesanato variado, expressando a diversidade cultural de Minas Gerais.
Mariana é também um grand centro religioso e educacional com a Arquitetura e seus Seminários Maior e Menor, os Institutos de Ciências Humanas e Sociais - ICHS e de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA da Universidade Federal de Ouro Preto, o Colégio Providência e outras Instituições de ensino superior, médio e fundamental.
Destaca-se pelos seus artistas, sobretudo pintores e entalhadores, e por programas de organização e incentivo à cultura e ao turismo, patrocinados pela Prefeitura Municipal.