Museu de Biologia Prof Mello Leitão - Foto: Ministerio da Cultura (Licença-cc-by-sa-2.0) |
Na cidade de Santa Teresa, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:
Preferidos dos capixabas
A proximidade da capital e o clima rústico de montanha faz de Santa Teresa um dos destinos preferidos dos capixabas para um fim de semana romântico. Banhos de cachoeira e passeios por fazendas e reservas ecológicas fazem parte do roteiro.
Memória da imigração italiana
O centro histórico de Santa Teresa tem inúmeros imóveis tombados do final do século XIX. Ele é bem pequenininho e pode ser percorrido facilmente a pé. Ali a memória da imigração italiana se faz viva. A maioria das construções gravita em torno da famosa Rua do Lazer. A Igreja Matriz, que fica num elevado bem no início da rua, teve seus sinos doados por Dom Pedro II.
Observação de Aves
Também conhecida como birdwatching ou birding, a observação de aves é uma atividade de lazer que também contribui para a conservação dos ambientes naturais e para a educação ambiental e científica. Os interessados por esse segmento geralmente estão à procura de espécies raras, ameaçadas de extinção ou aves cênicas.
Essa atividade encontra-se em plena ascensão no Brasil, Espírito Santo e também em Santa Teresa. Entre tantas outras, são aves de relevância encontradas em Santa Teresa: o topetinho vermelho (Lophornis magnificus), Saíra apunhalada (Nemosia rourei), Sabiá castanho (Cichlopsis leucogenys) e o fruxo-baiano (Neopelma aurifrons).