Reserva Biológica de Sooretama (Sooretama-Es) Foto: Leonardo Mercon - Últimos Refúgios |
Localizada em Linhares, na BR 101, Km 101 é o resultado da união da Reserva Florestal Estadual de Barra Seca com o Parque de Refúgio de Animais Silvestres Sooretama, abrange os municípios de Linhares, Jaguaré, Sooretama. Com 27.946ha, apresenta vegetação do tipo floresta tropical pluvial e fauna diversificada, com espécies ameaçadas de extinção como o tamaduá-bandeira, onça-pintada, papagaio-chauá, entre outros. As vistas devem ser agendadas e são restritas para pesquisas educacionais e científicas.
A Reserva Biológica de Sooretama foi criada, em 1982, para preservar a Mata Atlântica remanescente no Espírito Santo. O local é o resultado da união da Reserva Florestal Estadual de Barra Seca com o Parque de Refúgio de Animais Silvestres Sooretama. O atrativo está localizado entre os municípios de Linhares, Jaguaré, Sooretama e Vila Valério, a 130 km de Vitória. A visitação à Reserva é permitida pelo IBAMA, entidade que a administra, apenas para fins educacionais e de pesquisa.
Antes de 1923 a unidade era ocupada por nativos, principalmente índios da Tribo Botocudos. Com a melhoria do acesso a esta área, a devastação ambiental foi progredindo e os nativos foram perdendo suas terras para madeireiros, posseiros, fazendeiros e demais invasores.
A Reserva resguarda, também, vestígios da vegetação chamada, Mata dos Tabuleiros, caracterizada por matas sempre verde e árvores de mais de 30 metros de altura. Entres os animais de sua fauna: jacu estalo, papagaio chauá, mutum do sudeste são alguns exemplos.