Convento e Igreja de Nossa Senhora da Penha - Foto: Raphael Gustavo Marques da Costa (Licença-cc-by-sa-4.0) |
Cercada pela 'Baía de Vitória', a capital do Espírito Santo possui 34 ilhas em seu entorno que chega a um total de mais de 93 mil metros quadrados, sendo que, a formação anterior contava com 50 ilhas, contudo, com o passar do tempo, parte delas, agregaram-se em aterro à ilha principal, Vitória.
Em razão do tamanho da ilha, as praias da capital capixaba não são tão extensas, porém, a que mais se aproxima e possui 6km de extensão é a 'Praia de Camburi', que além de mais frequentada pelos turistas, é totalmente urbanizada e possui um belíssimo calçadão, indicado para boas caminhadas e emocionante contemplação do por do sol. Há outras praias também como a 'Curva da Jurema', a qual possui inúmeros quiosques, bem como, a 'Praia da Ilha do Boi' e a 'Praia da Castanheira'.
O patrimonio histórico cultural de Vitória é muito rico também. Com uma arquitetura que teve a inspiração no Teatro Scala, de Milão-Itália e, projetada pelo arquiteto italiano André Carloni, o 'Theatro Carlos Gomes' construído em 1927 tem o estilo neo-renascentista italiano e, sua cúpula, tem a assinatura do artista plástico capixaba Homero Massena. Há também na cidade alguns museus em prédios históricos como 'Museu Solar Monjardim', 'Museu de Arte do Espírito Santo' e 'Museu da Igreja José de Anchieta'.
A vida noturna da capital, tem como seu point preferido pelos capixabas e principalmente os turistas, a 'Praia do Canto' a qual compôe-se de mais de 40 bares, além de algumas boates, bem como, diversas atrações culturais. Também muito frequentado pelos amantes das saídas noturas, é a 'Rua da Lama', localizada em 'Jardim da Penha', a qual atrai um fidelíssimo público universitário e possui muitos bares, inclusive com música ao vivo.