Últimos posts

Grutas e Cavernas

Gruta do Limoeiro - Foto: Geison Alvim (XTreme Turismo)
Gruta do Limoeiro - Foto: Geison Alvim (XTreme Turismo)

Principais Grutas do Espírito Santo:

Gruta do Frei Pedro Palácios

Trata-se de um vão formado pela natureza embaixo de uma grande pedra situada no sopé da montanha. Possui aproximadamente 1 metro de altura em declive a partir da entrada e 3 metros de extensão com perfeita visibilidade interior. Segundo alguns historiadores, foi residência do Frei Pedro Palácio por mais de 6 anos.

Nela dormia o Frei tendo como travesseiro uma pedra e nada mais, pois fazia parte da ordem viver na mais dura pobreza. Do mesmo lado e adiante da gruta, está o nicho onde, segundo historiadores, o frei Pedro colocava o quadro de Nossa Senhora que trouxera de Portugal, e diante do qual orava com o povo.

Gruta do Limoeiro

Situada a 15 quilômetros do centro de Castelo, possui vários salões internos e é considerada a mais importante do Estado, por causa de sua profundidade e de suas formações rochosas de beleza inconfundível. Em 1984 foi tombada como Patrimônio Histórico do Espírito Santo pelo Conselho Estadual de Cultura, através da Resolução 01/84. Considerada um sítio arqueológico, foi alvo de vários estudos. Uma das equipes, formada por pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo(Ufes) e coordenada pelo antropólogo Celso Perota, encontrou 11 esqueletos de homens que viveram há aproximadamente 4.500 anos. Descobriu-se que desde o ano de 1.200 a Gruta do Limoeiro foi habitada por índios. No período colonial teria sido habitada por tribos de índios Puris.

Apesar das muitas lendas que cercam a Gruta, o espanhol José Lacerda organizou uma caravana científica destinada a descobrir os mistérios da gruta no ano de 1904. Ao chegar ás proximidades, num monte com elevação entre 70 e 80 metros de altura, encontrou passagens formadas por blocos de granito, em forma de ossos, ligados por escumalhos que formavam colunas que constituíam áreas de pedras em furnas e viadutos. Pelas formas, José Lacerda concluiu que o local recebera um vulcão extinto, também pelos corpos esponjosos existentes, que indicavam a presença de lavras petrificadas.

Patrimônio Cultural Estadual, a gruta é o mais importante sítio arqueológico da pré-história do Espírito Santo, apresentando vestígios de habitação humana que datam de 4,5 mil anos atrás. Nela já foram realizadas inúmeras expedições e pesquisas científicas.

Habitação dos índios Puri-Coroados, a gruta já foi palco de intensas batalhas entre os habitantes nativos da região e o colonizador branco em busca de riquezas. O mais sangrento deles ocorreu no ano de 1771 e foi favorável aos índios, que impuseram aos invasores uma humilhante derrota, obrigando-os a fugir da região.

Em sua entrada, com mais de seis metros de altura, está a pedra do sino, cujo formato e som metálico que emite justificam o seu nome. Em seu interior as formações rochosas esculpidas pela água ao longo de milhões de anos formam vários salões de beleza inigualável, alguns ainda inexplorados.

A Gruta do Limoeiro possui visitas monitoradas por agentes capacitados, por meio de agendamento ou atendimento espontâneo entre 9h e 16h, tendo como referência o empreendimento “Paiol da Gruta”. O Paiol da Gruta abriga a central de agendamento das visitas à gruta, além dos condutores turísticos devidamente identificados. Lá também é encontrado o que de melhor a região tem para oferecer em produtos agrícolas, agroindústria e artesanato.

Gruta da Onça

O parque Municipal Gruta da Onça fica localizado no centro de Vitória. Seu paredão abriga duas vias no estilo tradicional: “Tiazinha, 4º V 170m”, e “Domingo no Parque, 4º VI+ 100m”. A escalada possibilita um belo visual da cidade, com o Morro do Penedo de plano de fundo.

Este parque apresenta cobertura vegetal de grande beleza, formada por arbustos, árvores de grande porte representantes regionais da mata atlântica e local, nascentes, e uma formação rochosa denominada Gruta da Onça, que dá nome ao local.

Sua parede rochosa fica com sombra a tarde, permitindo uma escalada mais tranqüila e prazerosa neste período. A via “Tiazinha” mescla lances em aderência, agarras e cristais. E a “Domingo no Parque” é uma escalada bem no estilo de aderência, com uma primeira parte mais fácil e a segunda metade com lances bem técnicos. Estas são ótimas opções para se fazer vias de escalada tradicional dentro da região da Grande Vitória.

Gruta do Limoeiro - Foto: Geison Alvim (XTreme Turismo)
Gruta do Limoeiro - Foto: Geison Alvim (XTreme Turismo)
Gruta do Limoeiro - Foto: Thiago Guimarâes /  Secom-Es
Gruta do Limoeiro - Foto: Thiago Guimarâes / Secom-Es
 Veja também
Com o objetivo de realizar pesquisas e promover a proteção do que ainda resta de floresta da Mata Atlântica. O conjunto do Parque Estadual de Itaúnas é considerado pelos ecologistas como sendo um dos...Saiba mais
Conheça as lagoas de Linhares, no Espírito Santo. Donos de uma beleza ímpar, os lagos de Linhares fazem sucesso entre turistas que visitam o município de mesmo nome, que fica Espírito Santo. Suas...Saiba mais
O Parque Estadual Paulo César Vinha, está localizado no bairro Setiba e possui 1.500 hectares de florestas, praias, ilhas, lagoas, dunas e alagados, o Parque, fica bem ao norte do município de Guarapari...Saiba mais
Destinos Espírito Santo
Publicidade