Vista de parte da cidade através de um mirante - Foto: Andre Ruas (Licença-cc-by-sa-3.0) |
O município de Venda Nova do Imigrante é nacionalmente conhecido pela forte influência da cultura dos ancestrais italianos, uma manifestação dessa influência pode ser vista na Festa da Polenta. Realizada sempre na segunda semana de Outubro durante três dias, a festa resgata a cultura italiana com atrações como danças, músicas e comidas típicas. A riqueza de Venda Nova está na beleza natural de seu entorno, na força de suas raízes europeias e, principalmente, na pujança do seu agroturismo.
Ao lado de Santa Teresa, Venda Nova possui a maior colônia de descendentes italianos do Estado. E o legado dessa imigração se faz presente até hoje nos traços de sua gente, nos sobrenomes das famílias e, principalmente, nas tradições culturais.
Principais Pontos Turísticos de Venda Nova do Imigrante:
Casas coloniais
Venda Nova possui 17 casas do século XIX, feitas de estuque, assoalho de madeira, engradamento em palmito e telhado colonial. A casa dos Scabelo, construída em 1825, é a mais antiga do município. (Rodovia Pedro Cola, km 7, Pindobas)
Cachoeira do Alto Bananeira
Cachoeira com sete quedas entremeadas na Mata Atlântica. Acesso no km 106 da BR 262, mais 4,8 km de estrada.
Casa da Cultura
Possui museu com mais de 600 peças que contam a saga da colonização italiana em Venda Nova, iniciada em 1892. Centro da cidade. Funciona de segunda a sexta, de 8 às 17h.
Caxixe Frio
A paisagem deste lugar é encantadora, com vista para o Forno Grande (foto) e Pedra Azul, em Domingos Martins. Esta região é a maior produtora de morango e hortaliças do estado. Acesso no km 98,5 da BR-262.
Igreja de Pindobas
Esta foi a primeira igreja do município, e está bem conservada. Acesso pela rodovia Pedro Cola, km 8, Pindobas.
Mirante da Torre de TV
Daqui pode-se ter uma visão panorâmica do Pico do Forno Grande, da Pedra Azul e de toda a cidade de Venda Nova do Imigrante. A rampa para asa delta e parapente abusa dos 1.189 metros de altura do morro. Leva ainda à Pedra do Rego, um dos pontos mais altos do município. Acesso no km 106 da BR-262, mais 6,7 km de estrada.
Missa na Igreja de São Pedro
Após a missa das 9h, no domingo, cantarola italiana com um bom vinho.
Morro do Filleti
Com 1.110 metros de altura, este morro também possui rampa para decolagem de asa delta e parapente. O acesso é fácil para qualquer veículo e o local é apropriado para caminhadas. Entrada no km 99,2 da BR 262, a 6 km da sede.
Pedra do Já 7
Mirante e rampa para decolagem de asa delta e parapente. A altura é de 1.211 metros. Próprio para caminhada ecológica. Entrada no km 108 da BR-262.
Serra do Engano
Uma estrada sinuosa, com vista panorâmica, leva à cachoeira dos Barcelos e ao pico da Pedra do Garrafão, a 1.548 metros de altitude. Vale de Lavrinhas, a 2 km da sede.