Monte Santo - Festa todos os Santos - Foto: Rita Barreto - Setur-Ba |
Monte Santo, outra importante cidade do sertão, tem carisma. Situada em local sagrado ao pé do monte, a cidade tem na religiosidade um dos pontos fortes. Peregrinos de todas as partes sobem a serra para pagar promessas, muitas vezes de joelhos e com pedras na cabeça, numa demonstração de fé e abnegação.
Subir a serra, fazendo o Caminho da Santa Cruz, é ato obrigatório para todos os que visitam a cidade. O percurso, de quase 4 km, é muito íngreme e é todo construído em pedra, ladeado por uma balaustrada. Ao longo do caminho, encontram-se 23 capelas de alvenaria que representam os quadros da Via Sacra de Cristo. Aconselha-se utilizar tênis confortáveis e roupas leves para os que não têm costume de fazer longas caminhadas.
A paisagem do alto do monte é belíssima. Dá para avistar toda a cidade, os vales e montanhas que circundam o município. À medida que o visitante vai subindo a serra, o clima vai ficando mais ameno e a brisa no rosto provoca um sensação de bem-estar e prazer. É comum, no caminho, encontrar romeiros idosos, jovens e até crianças, que fazem o percurso com facilidade, repetindo um costume de seus ancestrais.
Muitos habitantes das fazendas e povoados próximos não dispensam uma visita durante a semana ao Monte Santo para agradecer à Santa Cruz pelo milagre alcançado. Como parte do ritual, muitos soltam morteiros ao chegar a uma capela e, quando termina o caminho, rodeiam três vezes a igreja antes de entrar e rezar.