Últimos posts

Saiba mais informações sobre os três aeroportos de São Paulo

 04/11/2022  |  Postado por: Redacao Visite o Brasil
Aeroporto de Congonhas-SP - Valter Campanato/ABr - Agência Brasil
Aeroporto de Congonhas-SP - Valter Campanato/ABr - Agência Brasil

Quem atualmente deseja embarcar ou desembarcar em um dos três aeroportos de São Paulo pode se deparar com uma situação curiosa, as passagens aéreas com um mesmo destino podem ter preços completamente diferentes.

Devido à concorrência existente entres as maiores empresas aéreas do país como a Latam, Azul e Gol, as passagens aéreas naturalmente têm preços diferentes, mas poucas pessoas sabem que mesmo dentro de uma mesma empresa, dependendo do aeroporto de embarque poderemos encontrar uma disparidade de preços impressionante.

Antes de comprar uma passagem para uma viagem, é preciso conhecer bem seus direitos, inclusive quando eles se relacionam a aeroportos. Por exemplo, é comum que por causa de uma pista cheia ou problemas logísticos, um voo que estava previsto para pousar em um aeroporto vá pousar em outro. Essa situação pode causar uma reclamação na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), mas antes de protocolar algo, é preciso entender como as normas funcionam.

O site da AirHelp pode auxiliar com esse processo, trazendo as informações de forma clara para o grande público. Não deixe de conferir os conteúdos especiais, principalmente se você já tem alguma reclamação a fazer ou ao se sentir lesado.

Os aeroportos de São Paulo

Em São Paulo há três aeroportos que atendem a milhões de pessoas anualmente: são eles o Aeroporto de Congonhas, localizado dentro da cidade, o Aeroporto de Guarulhos e finalmente o Aeroporto de Viracopos em Campinas, cidade do interior paulista a cerca de 100 km da capital, e cada vez mais usado pelas companhias e passageiros.

Para quem deseja embarcar com destino a Brasília, por exemplo, ao pesquisar os preços na internet poderá observar que em determinado dia da semana sai mais barato embarcar para a Capital em Guarulhos, tendo Viracopos como segunda opção, pagando 30% a mais, e Congonhas, como opção mais cara sendo 70% acima das anteriores.

Contudo, no dia seguinte a situação pode se inverter e Congonhas passar a ser a opção mais barata. 

Em geral as empresas aéreas contam com várias tarifas dentro de um mesmo voo, apesar de ter o mesmo destino e o mesmo serviço de bordo. Dependendo da procura os preços sobem ou descem rapidamente, dessa maneira poderemos ter dentro de um mesmo voo passageiros que pagaram R$100 e outros que pagaram R$300 pelo bilhete, embora estejam indo dentro do mesmo avião e com o mesmo destino. Os preços das passagens está sempre mudando de acordo com a procura.

Em aeroportos de muito movimento como Guarulhos a concorrência entre as empresas é grande, então a tendência é que seja mais fácil encontrar voos mais baratos.

O aeroporto de Congonhas, encravado dentro da capital paulista, é um dos preferidos pelo paulistano graças à sua excelente localização, entretanto os preços dos bilhetes aéreos nem sempre são os mais acessíveis.

Uma das desvantagens tanto de Guarulhos como Congonhas é a questão meteorológica: muitas vezes esses aeroportos fecham devido à neblina e mau tempo, o que causa atrasos.

O aeroporto de Campinas, onde está a sede da Azul, costuma ter dados melhores de operação. Quem estiver preocupado com a distância, as companhias aéreas oferecem voos saindo de Campinas e a possibilidade de uma ligação por ônibus que pode até ser gratuita.

Comprar as passagens com antecedência

Para quem está habituado a viajar com frequência sabe que a melhor maneira de se comprar uma passagem aérea mais em conta é fazer isso com antecedência. Desse modo o voo ainda estará com muitos assentos vagos e os preços costuma estar mais baixos. O tempo certo para se efetuar a compra é em torno de 60 dias antes da viagem.

Por: Redacao Visite o Brasil
Salvador / BA
TAGS:  ,  
VER TODAS NOTICÍAS
NOTICÍAS
Publicidade