São Miguel das Missões (RS) Região das missões jesuíticas. Crédito: Jefferson Bernardes/MTur |
Além da promoção de trilhas de longo curso da Região Sul do país, o Ministério do Turismo também abriga em seu estande no Festuris expositores de nove secretarias estaduais de Turismo (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Sergipe, Minas Gerais) e do Distrito Federal para exposição de destinos turísticos.
O turismo de natureza é uma das principais tendências do cenário pós-pandemia. No Brasil, as unidades de conservação federais já vinham registrando aumento na procura – 15,3 milhões de visitas foram registradas em 2019, antes da pandemia, um aumento de 20,4% em relação ao ano anterior. Agora, para impulsionar ainda mais o segmento, o Ministério do Turismo levou até à Feira Internacional do Turismo de Gramado (Festuris) três trilhas de longo curso regionais: Travessia Cassino-Barra do Chuí; Caminho das Araucárias; e Caminho do Corredor Ecológico da Quarta Colônia), além do Caminho dos Jesuítas.
Publicidade:
Passeios pela Baía de Todos os Santos. Guia turístico, grupo musical animando o passeio e cortesia de frutas na saída. Saídas diárias! Entre em nosso site www.centraldeescunas.com.br e solicite sua reserva!
Também temos Locação de Escunas e Lanchas!
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, explica que o objetivo é tornar estas rotas ainda mais conhecidas. “O Ministério do Turismo tem apoiado e incentivado o ecoturismo em todo o país. Com a Festuris temos a oportunidade de divulgar trilhas que podem ser ainda mais conhecidas e se tornarem opções de destinos para quem está planejando a próxima viagem”, destacou Machado Neto.
Na última quinta-feira (04.11), o ministro do Turismo participou da abertura da 33ª edição da Feira, que traz como conceito a “Era da Transformação”. O Festuris Gramado, na Serra Gaúcha, ocorre de 4 a 7 de novembro. São esperados 10 mil participantes e a realização de 15 mil reuniões de negócios, além de 30 palestras e workshops envolvendo representantes de mais de 20 países.
Além da promoção de trilhas de longo curso da Região Sul do país, o Ministério do Turismo também abriga em seu estande no Festuris expositores de nove secretarias estaduais de Turismo (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Sergipe, Minas Gerais) e do Distrito Federal para exposição de destinos turísticos.
Saiba mais sobre cada um dos produtos turísticos apresentados no Festuris:
ECOTURISMO – O Brasil é a segunda nação do mundo em atrativos naturais, de acordo com o Relatório de Competitividade do Turismo do Fórum Econômico Mundial (2019). O turismo ecológico ou o ecoturismo foi o motivo de viagem para 18,6% dos turistas internacionais, registrando o maior índice dos últimos cinco anos, de acordo com a Demanda Turística Internacional do Ministério do Turismo. Entre os turistas internos, 60% das viagens de lazer no ano de 2019 foram realizadas por viajantes em busca de cultura e turismo de natureza, segundo a PNAD, do IBGE.
REDETRILHAS - O Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e o ICMBio, administra o projeto RedeTrilhas. O objetivo é ampliar e diversificar a oferta turística brasileira, de modo a estimular o turismo em áreas naturais, gerar emprego e desenvolvimento para as comunidades nas quais os percursos se desenvolvem e promover as trilhas de longo curso como instrumento de conservação da biodiversidade.
Até o momento, dos 5.500 km já implementados no Brasil em trilhas de longo curso, 1.700 km já aderiram à rede: Trilha Transcarioca; Caminhos Cora Coralina; Trilha Sucupira; Caminhos da Serra do Mar; Trilha Transmantiqueira.
Mtur
Amanda Costa