Os mares brasileiros têm atraído cada vez mais turistas interessados em aproveitar o conforto de cruzeiros que oferecem aos seus passageiros uma variedade de atrativos. Dispostos a agradar os viajantes de todos os gostos e idades, os navios dispõem de piscina, jacuzzi, discoteca, cassinos e até pista de caminhada. Alguns chegam a transportar mais de 2.500 passageiros.
Para a temporada de cruzeiros marítimos de 2015/2016, a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Abremar) prevê que 597 mil pessoas aproveitem seus períodos de descanso nos 10 navios que estarão no litoral do brasileiro. Se isso se confirmar, representa um crescimento de 9% em relação ao ano anterior quando foram registrados 549 mil turistas, dos quais 80 mil eram estrangeiros e 469 mil brasileiros.
“Quem for viajar, deve verificar se as transportadoras turísticas e agências de turismo que oferecem serviços de transporte aquaviário estão cadastradas no Cadastur (www.cadastur.turismo.gov.br) e se as embarcações a motor estão inscritas nas capitanias, delegacias ou agências da Marinha do Brasil. Essas e outras orientações podem ser encontradas no Viaje legal, guia do Ministério do Turismo que reúne dicas para os passageiros de todos os tipos de transportes”, recomenda Isabel Barnasque, coordenadora geral de Turismo Responsável da pasta.
Para Wanderley Francisco da Silva, 37, a viagem de navio do Rio de Janeiro a Santos, com uma parada em Búzios, vai ser inesquecível para ele e sua família. Marcada para este mês, será a primeira viagem da família de navio e deverá durar quatro dias. “O pessoal aqui está de malas prontas há uma semana, ninguém nunca andou de navio e queríamos fazer uma viagem diferente. Já estava enjoado de ir pra Caldas Novas (GO)”, conta.
Preocupado com o marinheiro de primeira viagem, o Ministério do Turismo reuniu algumas informações úteis fornecidas pelas operadoras. Você poderá encontrar dicas de como proceder nas viagens, documentos necessários, o que não se pode levar e check-in. Antes de viajar, leia todo o manual que a empresa que oferece seu cruzeiro enviar para você. Ele é fundamental para não ficar cheio de dúvidas. Vale lembrar que as vendas de pacotes de cruzeiros são feitas exclusivamente por agências de viagem, que podem auxiliar os passageiros que tiverem qualquer tipo de questionamento.
No Porto
Alimentação:
Internet:
Pagamentos de gastos:
Remédios:
O que não deve levar:
Fonte: Mintur
Foto: Crédito divulgação