Navio de Cruzeiro em Manaus - Foto: Ingrid Anne (Manauscult) |
A capital do Amazonas, Manaus, espera receber cerca de 24 mil turistas nesta temporada de cruzeiros, que teve início em 21 de novembro e vai até junho de 2017. De acordo com a AmazonasTur, 20 navios devem passar pela região, com impacto de mais de R$ 40 milhões na economia local.
A maioria dos cruzeiros internacionais que param em Manaus também fazem escala em Santarém (PA) e em Parintins (AM). Muitos têm como porto de origem a cidade de Miami, nos Estados Unidos e, por isso, a maior parte dos turistas que desembarcam dos cruzeiros são norte-americanos. Há ainda navios de bandeira inglesa.
São diversas opções de roteiros saindo do porto de Manaus para os rios Negro e Solimões. Os passeios incluem escalas em pontos da floresta e excursões em pequenas embarcações para explorar áreas de vegetação densa. Além das atrações e hotéis de selva, os turistas podem conhecer os encantos da capital amazonense, como o Teatro Amazonas e a orla da praia da Ponta Negra, com vista para a ponte sobre o rio, com mais de 3,5 km de extensão.
Lucas Barros, gerente operacional de uma das principais empresas que operam os roteiros de cruzeiro na capital do Amazonas explica que, em média, os navios passam de três a sete dias na costa brasileira antes de voltarem aos países de origem. “A maioria são embarcações de quatro ou cinco estrelas que trazem visitantes com alto poder aquisitivo”, diz.
Fonte: Mintur