Lago em São Francisco de Paula - Foto: Prefeitura Municipal SFP |
Com mais de 1.600 hectares, a Floresta Nacional de São Francisco de Paula se destaca entre os parques e unidades de conservação que mais recebem visitantes no país. Cerca de 2,5 milhões de turistas vão ao local por ano praticar ecoturismo.
O governo federal, por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), realizou nesta quinta-feira (29.07) leilão para a concessão da Floresta Nacional de São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul. A cessão ocorrerá em parceria com o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e vai envolver mais de R$ 72 milhões em investimentos ao longo de 30 anos, período em que a unidade de conservação ficará sob administração da vencedora do processo licitatório. A concorrência foi concluída com proposta no valor de R$ 290 mil iniciais.
Durante agenda em Roma, na Itália, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, comemorou a concessão da terceira unidade do tipo e destacou a importância da ação para o desenvolvimento do turismo. “A concessão destes espaços será uma grande aliada para a retomada e o desenvolvimento deste segmento, que é uma potência no nosso país. Somos o segundo do mundo em atrativos naturais, mas recebemos ainda um número bem abaixo da nossa capacidade. Com este investimento, poderemos, quem sabe, triplicar estes números e gerar emprego e renda para os moradores da região”, disse.
O próximo passo é a verificação da habilitação técnica do concessionário, permitindo assim a assinatura do contrato de concessão. Com os investimentos previstos, devem ser realizados serviços como a manutenção da brigada de incêndio do local, o cumprimento de regras de acessibilidade e o monitoramento e o manejo de espécies pertencentes à unidade. Além disso, a empresa vencedora deverá operar trabalhos essenciais, a exemplo de manutenção, limpeza e infraestrutura, de forma a tornar a experiência de ecoturismo mais atrativa e segura.
O edital para a concorrência do espaço foi lançado no mês de maio de 2021. Trata-se de um dos últimos estágios do processo de concessão, que inclui estudos de viabilidade econômica, análise por órgãos de controle, abertura de consulta pública, promoção de audiência pública, road shows e outras ações para fortalecer a transparência e a participação da sociedade.
Com mais de 1.600 hectares, a Floresta Nacional de São Francisco de Paula se destaca entre os parques e unidades de conservação que mais recebem visitantes no país. Cerca de 2,5 milhões de turistas vão ao local por ano praticar ecoturismo. Atualmente, o espaço dispõe de duas trilhas ecológicas, além de hospedarias com 50 leitos para grupos de alunos e pesquisadores.