Foto: Darcy Lawrey - Pexels |
É importante conhecer um pouco sobre os costumes e a cultura local de um país antes de embarcar em uma viagem internacional.
Viajar para fora é uma verdadeira oportunidade para conhecer lugares completamente diferentes. Clima, paisagem, cultura, história, língua, gastronomia e costumes dos mais peculiares podem ser vivenciados em momentos como esse. Para tanto, é preciso conhecer minimamente a região em que se pretende conhecer.
Para transitar entre os países que fazem parte do Tratado de Schengen, por exemplo, é obrigatória a contratação do seguro viagem. Caso você vá para uma praia no Caribe, usar o gesto do hang loose pode criar uma situação um tanto quanto constrangedora entre você e um nativo, já que seu significado lá é outro.
Pensando nisso, separamos algumas curiosidades interessantes para você que vai fazer uma viagem internacional, seja qual for a sua direção do globo terrestre. Lembrando que é sempre válido conhecer um pouco mais sobre a cultura, a língua e os costumes locais antes de embarcar.
Para quem é apaixonado por turismo histórico, vale a pena conhecer a cidade de Caral, no Peru. Estima-se que ela tenha sido fundada há 2600 a.C., o que resulta em um total de mais de 4.620 anos de existência. Suas ruínas foram abertas ao público em 2001 e, em 2005, declaradas como Patrimônio Mundial da Unesco.
Sabe aquele “joinha” feito com a mão fechada e o polegar elevado, usado inclusive como símbolo de like no Facebook? Em Bangladesh, Irã e Tailândia ele equivale a mostrar o dedo do meio aqui no Brasil. Por sua vez, o “hang loose', muito usado no universo dos surfistas, pode significar uma oferta sexual no Caribe.
Lar da Igreja Católica e do papa, o Vaticano tem apenas 0,44 km² em área territorial, o que o coloca no posto de menor país do mundo. Em seguida, temos Mônaco, com seus meros 1,96 km², e Nauru, com um pouco mais, 21,3 km².
De acordo com informações da agência de inteligência norte-americana, a CIA, os Estados Unidos são donos de 13.513 aeroportos, o equivalente a um terço de todos os aeroportos do planeta.
Ao visitar alguns lugares, você tem direito a carimbos especiais no seu passaporte. É o caso de Machu Pichu, no Peru; Ilha de Páscoa, no Chile; Ilhas Galápagos, no Equador; Ilhas Cayman, no Caribe; assim como alguns locais específicos em países como Canadá, Antártida, Argentina, Coreia do Sul e Estados Unidos.
Apesar de o seu território ser formado exatamente por milhares de ilhas vulcânicas, a Indonésia não é o país com mais vulcões — apesar de ficar no terceiro lugar do ranking mundial, com 139. Esse posto fica a cargo dos Estados Unidos, com seus 173 exemplares, seguido da Rússia, com 166.
Inaugurada no final de 2018, a “Estátua da Unidade” tem 182 m de altura e foi construída em homenagem ao líder indiano Sardar Patel que teve grande influência na independência do país e na unificação dos principados lá existentes. A estátua supera o Buda do Tempo da Primavera, na China, com 153 metros.
Estabelecido em 1985, na vila homônima localizada em Luxemburgo, o Tratado ou Acordo de Schengen visa a livre circulação de pessoas que vivem nos países participantes, bem como a livre fronteira entre eles. No final de 2022, a Croácia passou a ser o 27º Estado a aderir ao espaço Schengen.