Últimos posts

Cresce em 4% faturamento em empresas de turismo no ultimo trimestre

 23/06/2017  |  Postado por: Ramon Andrade
Marx Beltrão - Ministro do Turismo - Foto: Roberto Castro
Marx Beltrão - Ministro do Turismo - Foto: Roberto Castro

“Mais uma vez o turismo mostra que tem tudo para ajudar o Brasil a sair da crise. O nosso setor pode se transformar numa ferramenta ainda mais eficaz de desenvolvimento se alguns ajustes propostos forem feitos”, afirmou Marx Beltrão

A expectativa de reação da economia junto com o crescimento de demanda doméstica, fizeram impactar positivamente no resultado dos faturamentos médios das empresas de turismo nesse primeiro trimestre. Conforme os dados do Boletim de Desempenho Econômico do Turismo (BDET), um estudo do Ministério do Turismo, o crescimento chegou á mais de 4%, de janeiro a março.

Esse importante crescimento foi registrado entre os cinco dos sete segmentos ora pesquisados. As variações vão de 21,3%, das operadoras de turismo, a 3,4% em parques e atrativos turísticos. Entre as organizadoras de eventos, o bom crescimento chegou 6,9%, já nas agências de viagens recebeu alta de 5,7%, e no transporte aéreo de 5,4%. As hospedagens tiveram uma leve queda de 0,4%, enquanto que no turismo receptivo, a baixa foi de 6,4%.

Existem boas perspectivas para o próximo trimestre que são altamente favoráveis, pelo fato de que 70% do setor apontou claramente a intenção de investir em torno de 10,3% do faturamento apurado. Já no transporte aéreo, os novos aportes nos negócios devem atingir 100% das empresas pesquisadas enquanto que, nas operadoras de turismo pode chegar à 86%. As principais áreas a serem beneficiadas com os aportes de recursos são marketing e promoção de vendas, compra de novos materiais e treinamento de funcionários.

“Mais uma vez o turismo mostra que tem tudo para ajudar o Brasil a sair da crise. Acredito que o nosso setor pode se transformar numa ferramenta ainda mais eficaz de desenvolvimento se alguns ajustes propostos forem feitos”, afirmou o ministro do Turismo, Marx Beltrão. O Ministério do Turismo lançou recentemente o programa 'Brasil + Turismo', um pacote de medidas para fortalecer o turism.

“É importante destacar que o aumento da procura por vôos acontece em meio à retomada do turismo de negócios e maior número de feriados prolongados”, destaca o boletim elaborado pela Fundação Getulio Vargas.

As empresas apontam o momento econômico ainda desfavorável e os custos operacionais e financeiros. Para esta edição do Boletim de Desempenho Econômico do Turismo (BDET) foram ouvidas 782 empresas, que geram 70,1 mil postos de trabalho e tiveram faturamento de R$ 8,2 bilhões no trimestre.

 

Por: Ramon Andrade
Salvador / BA
TAGS:  ,  
VER TODAS NOTICÍAS
NOTICÍAS
Publicidade