Últimos posts

Como economizar no gasto de gasolina?

 09/10/2022  |  Postado por: Redacao Visite o Brasil
Foto: Divulgação Pixabay.com
Foto: Divulgação Pixabay.com

A primeira dica para quem busca economizar nos gastos com o combustível é sempre abastecer em postos de confiança. Infelizmente, ainda há lugares onde a gasolina é adulterada, de modo que o produto final perca a qualidade almejada.

Algumas medidas simples podem fazer muita diferença no seu bolso. O carro está entre os itens de consumo mais desejados pelos brasileiros – o que não é nenhuma novidade. Ter a possibilidade de ir e vir no seu próprio automóvel é, de fato, algo bastante cômodo e, por vezes, até mesmo necessário.

No entanto, nos últimos tempos, os preços da gasolina têm sofrido oscilações que acabam pesando no bolso do consumidor. O jeito é procurar maneiras seguras e eficazes de economizar combustível.

Essa é exatamente a nossa proposta de hoje: mostrar a você como economizar no gasto de gasolina. A seguir, conheça algumas dicas que podem te ajudar a minimizar o impacto das constantes altas nos preços desse combustível.

PUBLICIDADE:
Coleção semi joias Banhadas à Ouro 14 à 24k e Prata Esterlina 925, pedras zircônia cravejadas. Peças com design moderno e arrojado. Produtos com Certificado de Garantia.
Clique aqui ou acesse o site: loja.visiteobrasil.com.br

Dicas para economizar gasolina

Abasteça em postos de confiança

A primeira dica para quem busca economizar nos gastos com o combustível é sempre abastecer em postos de confiança. Infelizmente, ainda há lugares onde a gasolina é adulterada, de modo que o produto final perca a qualidade almejada.

Essa adulteração tem a ver com o acréscimo de etanol superior ao número estabelecido pela legislação, que é de 27%. Sendo assim, além de ter um consumo maior por parte do automóvel, você ainda corre o risco de ter problemas como sujeira no motor, danos à injeção eletrônica e desgaste precoce nas peças.

Calibre os pneus regularmente

A calibragem adequada dos pneus também é considerada um fator importante na questão da economia de combustível. Isso acontece em razão do atrito com o solo. Quando os pneus estão murchos, há mais atrito, o carro fará mais força para funcionar e, consequentemente, gastará mais gasolina.

Em contrapartida, os pneus excessivamente cheios podem tirar a estabilidade do carro – causando, até mesmo, graves acidentes. Portanto, o ideal é calibrar seguindo as recomendações do manual do seu modelo de carro.

Evite acelerar demais

Quando se acelera o carro, você está indiretamente injetando um maior volume de gasolina, de modo a aumentar o desempenho do seu veículo. Consequentemente, você terá necessidade de abastecer com mais frequência, já que o gasto será também maior.

O mesmo acontece quando você acelera e faz frenagens de maneira brusca. De todo jeito, o melhor é dirigir com mais suavidade, sem ter que recorrer ao acelerador ou ao freio de forma violenta. Caso contrário, o gasto de combustível será maior.

Faça manutenção preventiva

Não fazer a troca do óleo com frequência, nem a limpeza do filtro de ar são alguns exemplos de atitudes que fazem com que o gasto de combustível seja mais elevado que o normal. O resultado, claro, é percebido no seu bolso.

Fazer a manutenção do automóvel, nesse sentido, é indispensável, na medida em que a falta desses e de outros cuidados – como o balanceamento, alinhamento e suspensão – pode acarretar danos graves ao seu carro.

Feche as janelas durante viagens na estrada

Se você está viajando na estrada, evite deixar as janelas abertas, pois o ar que entra pode influenciar (e muito) na aerodinâmica do automóvel, deixando-o mais pesado.

Nesse caso é preferível fechar as janelas e ligar o ar-condicionado (se necessário for), dando ao carro mais estabilidade e, ao mesmo tempo, um menor gasto de combustível.

Reduza o uso do ar-condicionado

O ar condicionado pode ser um grande vilão quando pensamos no gasto com gasolina, principalmente porque seu funcionamento está diretamente relacionado com o motor do carro.

Por isso, tente reduzir ao máximo o uso do ar, especialmente em dias em que é possível deixar as janelas abertas. Caso contrário, tente, pelo menos, deixar o dispositivo ligado com a potência mais baixa, reduzindo o consumo excessivo.

Reduza o peso do veículo

Imagine uma pessoa correndo. Agora imagine essa mesma pessoa tendo que correr carregando uma mochila muito pesada. Provavelmente, ela não terá a mesma força para manter o ritmo de quando ela estava correndo livremente, não é? O mesmo acontece com o carro.

Claro que, em algumas situações, será necessário que ele carregue mais peso, como no transporte de compras de mercado ou da bagagem de uma viagem. Mas, fora isso, deixe o carro o mais livre possível para não sobrecarregá-lo e, consequentemente, ter um gasto maior com a gasolina.

Por: Redacao Visite o Brasil
Salvador / BA
TAGS:  ,  
VER TODAS NOTICÍAS
NOTICÍAS
Publicidade