Museu da Republica - Rio de Janeiro - Foto: Gilson Camargo |
Principais Museus de Palmas
Com quatro museus, Palmas é a cidade tocantinense com a maior concentração de locais que abrigam a história do Estado. Destes, a assessora executiva de Museus da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc). O Memorial Coluna Prestes, desde 2011, já recebeu cerca de 11 mil visitantes interessados na história de sua famosa Coluna, que passou pela região onde hoje é o Tocantins.
Outro destaque é para o Museu dos Povos Indígenas, em Formoso do Araguaia, que foi contemplado pelo edital Mais Museus, em 2008. Neste, estão expostas obras das etnias indígenas Javaé e Karajá. Ainda no setor da preservação da cultura indígena no Tocantins, já está em fase de implantação o WÊKU – Museu Vivo do Povo Krahô, que representará a arte e os costumes desse povo.
Com exceção do Museu Histórico do Estado (Palacinho), que passa por reformas, todos os demais estão em funcionamento integral, ou parcial, conforme a assessora. Historicamente, o Palacinho assumiu grande importância para o Tocantins por ter sido a primeira sede do Governo do Estado, em Palmas. De lá saíram sanções às primeiras Leis tocantinenses, no período da separação do norte goiano, em 1988.