Parque Estadual do Cantão - Foto: José Paiva |
Localizado nos municípios de Caseara e Pium, no oeste do estado, o Pólo Ecoturístico do Cantão tem como núcleo o Parque Estadual do Cantão, uma área protegida com 90.017,9 hectares, situado ao norte da Ilha do Bananal e às margens do rio Araguaia. Em termos ecológicos, o Cantão é uma área de transição entre o Cerrado e a densa floresta amazônica, com grande diversidade de espécies e de paisagens naturais. Seus ecossistemas abrigam mais de 500 espécies de aves, muitas das quais endêmicas, o que faz da região um paraíso para, os observadores de aves.
Dunas, cerrados bem conservados, florestas e rios exuberantes fazem do Tocantins um lugar paradisíaco para os apreciadores do ecoturismo. O estado selecionou dois pólos para receber os investimentos do Proecotur: a região do Cantão, às margens do rio Araguaia, e o Jalapão, uma grande área próxima à fronteira com Piauí e Bahia, cujos fantásticos atributos naturais são ainda pouco conhecidos até por pesquisadores.
As incomparáveis paisagens do Jalapão, que abrange oito municípios do leste tocantinense, são o atrativo maior do outro pólo estadual. Praticamente isolado das frentes econômicas recentes que avançaram sobre a região, o Jalapão apresenta grandes dunas e chapadões, entrecortados por rios e veredas com vegetação característica do Cerrado, além de nascentes, corredeiras, cachoeiras, . Suas paisagens, que estão entre as mais originais do país, são protegidas por um mosaico de unidades de conservação. A região é apontada por especialistas como a mais bem preservada área de Cerrado do Brasil Central.