Rio Araguaia - Foto: Marcio Di Pietro |
Principais Rios do Tocantins
Ocupando uma área de 967 mil quilômetros quadrados (11% do território nacional), a Bacia do Tocantins-Araguaia é a maior bacia hidrográfica exclusivamente brasileira. A vazão média corresponde a 9,6% do total do país. Os principais rios são o Tocantins e o Araguaia. O Rio Tocantins, com 1.900 quilômetros de extensão, nasce no estado de Goiás, sendo que seu principal afluente é o Rio Araguaia, com 2.600 quilômetros de extensão.
Rio Tocantins
Era o nome de uma tribo indígena que habitou as margens do rio. Significa em tupi, grafado tu' ka tim, 'bico de tucano, nariz de tucano', em referência ao nariz aquilino dos indígenas dessa tribo. Rio com 2.416km de extensão; corre no sentido de Sul para Norte, ligando a Amazônia ao Planalto Central, onde nascem os seus dois formadores: O Rio das Almas, oriundo da serra dos Pirineus (Goiás), e Maranhão, da Serra Geral do Panará. O Tocantins atravessa os estados de Goiás e de Tocantins, separando este último, no extremo norte, do Maranhão. Ao receber pela esquerda o Araguaia, penetra em terras paraenses, onde desemboca num amplo estuário, a que dão o nome de rio Pará.
Rio Araguaia
Nasce perto do Parque Nacional das Emas, no município de Mineiros (GO), e deságua no Rio Tocantins, formando uma grande rede hidrográfica que une a Região Centro-Oeste ao norte do Brasil. Esse rio faz a divisa natural primeiro entre os Estados de Mato Grosso e Goiás, depois entre Mato Grosso e Tocantins e finalmente entre Pará e Tocantins. Possui uma extensão de mais de 2.000km e é considerado um dos rios mais piscosos do mundo. O rio Araguaia é navegável em grande parte de seu curso (em 1.818 Km ), com profundidade mínima de 0,8 m.
Rio Balsas
Corta a região sul do Jalapão e deságua no rio Tocantins O nome é uma referência à necessidade balsas para atravessá-lo, desde a região de Pindorama, ainda fora do Jalapão.
Rio do Sono
Banha o estado do Tocantins, sendo o maior rio totalmente localizado no estado. Deságua no Rio Tocantins, na altura do município de Pedro Afonso.
Rio Paranã
Nasce no Planalto Central, em Goiás, próximo ao Distrito Federal, na região suburbana do município de Formosa, cujas nascentes encontram-se em estado avançado de degradação, em decorrência da retirada das matas ciliares, recepção de esgotos domésticos, agrotóxicos e o avanço de loteamentos irregulares. Um de seus muitos afluentes é o rio Itiquira, muito visitado em virtude da presença de inúmeras quedas naturais. Seu maior afluente no estado de Goiás é o rio Corrente. Ao chegar no estado do Tocantins, e receber o rio Maranhão, seu maior afluente, recebe o nome de rio Tocantins.