Gruta das Rãs (Aurora-To) Foto: 1000 Dias |
Principais Grutas e Cavernas do Tocantins
O Tocantins tem encantos escondidos que estão sendo agora divulgados para o mundo, após seu ordenamento. O Parque do Cantão agrega ecoturismo e aventura, é um destino turístico que foge dos clichês modernosos, pleno de beleza natural e refúgio de espécies.
Gruta da Casa de Pedra
É uma caverna de formação calcária do escudo cristalino brasileiro, com 1 km de extensão e vários salões. Sua beleza reside nas formações de estalactites e estalagmites que desenham formas exóticas em seu interior. O lugar tem valor religioso para a população local. Em novembro é celebrada a Missa dos Finados em um dos seus salões. A visita ao atrativo só é possível no período seco quando as águas baixam.
Gruta do Sabiá e a Gruta das Rãs
Cavernas secas, abafadas e de formação muito lenta. O calcário precisa da ajuda da água para trabalhar as formações como estalagmites e estalactites, portanto apenas no período chuvoso, que vai de outubro a março, é que se pode ver o gotejamento dentro da caverna.
Na Gruta do Sabiá São diversos salões, mas a maioria deles com acessos estreitos e quebra-corpos mais complicados. Já a Gruta das Rãs já é maior, possui um lago na sua parte mais profunda, que ainda não foi totalmente prospectado para saberem se possui alguma outra conexão, se é apenas um afloramento ou se um rio temporário a mantém.
Uma das características mais curiosas das cavernas do Tocantins é o fato de serem relativamente pequenas - muitas não passam de 250 metros. Em geral, cavernas com fósseis costumam ser grandes, mas as dessa região de Tocantins não são profundas - a Gruta do Urso, por exemplo, não chega a um quilômetro.