Cachoeiras de Ponte Alta do Tocantins - Foto: Cleber Matos |
Principais Cachoeiras do Tocantins
O mais novo Estado do Brasil, o Tocantins, tem diversos pontos turísticos que enriquece a vida daqueles que gostam de observar a natureza, ouvir o canto dos pássaros, tomar banho de cachoeira e realizar praticas esportivas. As regiões em destaque no Estado são o Jalapão, Bico do Papagaio, Ilha do Bananal, Serra do Lajeado, Serras Gerais e Vale dos Grandes Rios:
As cachoeiras e piscinas naturais de Natividade, no sudeste do Tocantins, são a recompensa de quem resolve enfrentar o caminho das pedras para chegar a um verdadeiro paraíso localizado em cima da serra. A trilha que leva às cachoeiras é difícil e a subida, para algumas pessoas, parece não ter fim. Depois da trilha o esforço é recompensado. A primeira cachoeira encontrada no local tem uma queda d'água de cerca de 20 metros. Logo abaixo uma piscina natural se forma, com água límpida e cristalina.
Cachoeira do Lajeado, da Fumaça, do Brejo da Cama, do Soninho, dunas e fervedouro. Esses são alguns pontos turísticos do Jalapão, que segundo o Guia Turístico Tocantins Ecológico, Histórico e Cultural, é um dos principais destinos ecoturísticos do país. Porta de entrada do Jalapão, Ponte Alta abriga muitas cachoeiras. As mais concorridas são as da Fumaça, com duas grandes quedas e um poço verde-esmeralda; a da Talha do Brejo do Boi, com 38 metros; e a do Soninho, com uma piscina excelente para banhos. É recomendável fazer os passeios com guia.
O Jalapão está localizado na região leste do estado do Tocantins, a 180km de Palmas. Para chegar ao local, uma das opções é sair de Palmas, andar 64 km pela rodovia TO-050 até Porto Nacional, e depois 116 quilômetros pela TO-255, até Ponte Alta do Tocantins. Outra opção de acesso é sair de Palmas pela TO-020, sentido norte (108 km), com acesso para Novo Acordo. Também pode-se trafegar pela TO-030 (100 km), interligação com Taquaruçu e Santa Tereza do Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins