Trekking no Monte Roraima-Pa - Foto: Tales Azzi |
Trekking no Monte Roraima
O Monte Roraima é uma das montanhas mais antigas do planeta, tem cerca de 2 bilhões de anos e fica localizado na fronteira do Brasil, Venezuela e Guiana. O lugar é único no mundo e atrai montanhistas de todos os cantos do planeta. Naquela região as montanhas não possuem cume, como é o caso do Roraima, que tem uma grande planície irregular no seu topo.
A montanha é extremamente grande, gigante, 10% fica localizado na Guiana, 5% no Brasil e 85% na Venezuela, onde também se encontra a única rampa de acesso a pé ao topo. Ir ao Roraima é como entrar em uma nova dimensão, uma dimensão pré-histórica, a sensação é que um dinossauro vai pular em cima de você a qualquer momento, não é atoa que o lugar foi inspiração no livro “The Lost World” de Arthur Conan Doyle’s, que é como se fosse um Jurassic Park.
A Lenda
Segundo uma lenda local havia no lugar uma bananeira, uma árvore que não era comum naquela região, a bananeira era bem bonita e dava bons frutos, foi considerado pelos indígenas como a árvore da vida e que não podia ser cortada nunca.
Em certo dia a árvore foi cortada e a natureza se rebelou, toda a vida do lugar morreu e das entranhas da terra surgiu o Monte Roraima, elevando tudo a mais de 2800 metros de altitude. Já segundo a ciência a montanha surgiu a bilhões de anos atrás devido a movimentação das placas tectônicas.