Praia de Porto Velho - Foto: Arquivo Semes |
Como Porto Velho não é cidade litorânea por não fazer parte da costa brasileira, os habitantes aproveitam as praias de Rio. A cidade está localizada na Bacia do Rio Amazonas. O rio mais importante da região é o Madeira, que vem do sul da Bolívia.
Sua área é dividida em dois níveis: o Alto Madeira, trecho onde tem cachoeiras e corredeiras, e o Baixo Madeira, local mais calma e tranquilo. Há também dois lagos que se destacam no Rio Mandeira, são eles o Lago Cuniã e o Lago Belmont.
Ainda é possível conhecer os rios Abuña, Mutum-Paraná, Jacy-Paraná, Candeiras do Jamari e Ji-Paraná.
As principais fontes de lazer dos habitantes de Porto Velho são as praias de água doce Periquitos e Areia Branca. Com a procura por balneários e igarapés é alta durante as quentes temperaturas, os nativos correm para essas regiões a fim de se deliciar nas águas e nas areias.
Ambos os locais possuem ótimas estruturas para receber os turistas e habitantes de Porto Velho. É possível encontrar pousadas, restaurantes e até clubes com campos de futebol e quadras esportivas.
O distrito de São Carlos, que fica próximo a Porto Velho, dá a oportunidade aos turistas de conhecer uma ilha que é banhada por dois rios: Madeira e Jamari. Lá, as águas geladas não são nenhum problema, pelo contrário, é a oportunidade perfeita para se banhar no calor.
A região oferece também o Festival de Praia, que acontece todo o ano. É organizada várias práticas de esporte e atividades como, mergulho, pesca, vôlei, corrida de rio e muito mais.