Últimos posts

Frevo

Bloco de Frevo - Foto: Antônio Cruz - Licença-cc-by-sa-3.0)
Bloco de Frevo - Foto: Antônio Cruz - Licença-cc-by-sa-3.0)

Originalmente, o frevo surgiu na cidade do Recife, capital do estado de Pernambuco, entre o final do século XIX e início do século XX, como um ritmo carnavalesco nascido a partir das marchinhas de Carnaval, com influência da polca russa, de alguns passos de ballet clássico, e de outras danças afro-brasileiras populares, como o maxixe e a capoeira.

O nome 'frevo' se originou a partir da palavra 'ferver', que popularmente se pronuncia 'frever'. Ou seja, o significado é o mesmo de 'fervura', que conota a 'agitação' e 'rebuliço' dos dançarinos. O termo 'frevo', no entanto, foi utilizado pela primeira vez em uma publicação do jornal vespertino do Recife chamado 'Pequeno', em 1907.

A dança do frevo, embora pareça simples, é marcada pela sua complexidade, com o uso de malabarismos, rodopios, gingados, passos curtos e ritmo frenético. A sombrinha colorida aberta é outra característica marcante do frevo durante a dança, fazendo com que os dançarinos mostrem toda a sua técnica em saltos e rodopios, enquanto carregam o pequeno guarda-chuva. Atualmente, estão catalogados mais de cem passos diferentes na dança do frevo.

O frevo pode ser dividido em três principais gêneros:
Frevo-de-Rua: um estilo de frevo exclusivamente instrumental, com uso de pistões, trombones, trompetes e notas agudas.
Frevo-de-Bloco: surgiu a partir das serenatas de carnaval, com o uso de banjos, cavaquinhos, violões e outros instrumentos de corda e de sopro, como o clarinete.
Frevo-Canção: é o frevo 'cantado', diferente do estilo tradicional, que acompanhava apenas a percurssão da banda. É um gênero de frevo mais lento.

Devido a sua natureza popular, o carnaval do frevo é feito pelas famílias e comunidade de uma cidade ou bairro, sem a presença de samba-enredo, escolas de samba e trios-elétricos, como existem em outras regiões do Brasil.

O carnaval de Olinda é considerado o maior carnaval do frevo. O símbolo cultural do frevo é tão importante que o dia 14 de setembro é marcado como o Dia do Frevo, no Brasil.

 Veja também
O Xaxado é uma das principais danças típicas do sertão/agreste pernambucano. Exclusivamente masculina, originária do sertão de Pernambuco e, segundo Luís da Câmara Cascudo (Dicionário do Folclore Brasileiro), divulgada até regiões...Saiba mais
Nos anos 90 surgia em Pernambuco o Manguebeat, movimento da contracultura que mistura ritmos regionais, como o maracatu, com rock, hip hop, funk e música eletrônica. O movimento tem como principais críticas o abandono econômico-social...Saiba mais
Maracatu Nação é uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana afro-brasileira. É formada por uma percussão que acompanha um cortejo real. Como a maioria das manifestações populares do Brasil, é uma mistura...Saiba mais
Destinos Pernambuco
Publicidade