Painel Turistico de Caruaru - Foto: Divulgação assessoria |
A cidade que foi imortalizada pelo ícone da música brasileira Luís Gonzaga com a música “Feira de Caruaru” exemplifica muito bem qual a atmosfera do local. A cidade abriga incríveis feiras de bugigangas, objetos decorativos, artesanatos, roupas e calçados, frutas, doces, ervas, produtos importados e falsificados do Paraguai e tudo mais que se puder imaginar.
Além disso, é palco do maior e melhor festa de São João, período em que a cidade se colore e se organiza para receber milhões de turistas de todos os lados do Brasil e do mundo. Mais do que apreciar o artesanato de barro, couro, renda e palha dos artesãos atuais, deve-se valorizar os artesãos e poetas antigos em visitas aos museus e memoriais espalhados pela cidade que deixaram o legado para artistas contemporâneos
Festa Junina
Disputa o título de 'maior São João do mundo' com Campina Grande (PB). Forrós, quadrilhas com até 4 mil pessoas e barracas de comida típica lotam o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, no Centro.
A festa de São João em Caruaru tem quadrilhas de até quatro mil pessoas, além de várias barracas com comidas típicas da época. A programação começa ainda em maio e vai até o fim de junho. As apresentações das bandas de pífano são um dos pontos altos da festa.
Museu do Barro e do Forró
Reúne o que há de mais representativo na cultura local: a música e o artesanato. Na cerâmica, trabalhos dos principais artistas regionais dividem a atenção com 68 originais de Mestre Vitalino.
Compras de Artesanatos
As peças de cerâmica produzidas na região representam o dia a dia do povo nordestino, com seus retirantes, cangaceiros e bandas de pífanos. Os ateliês dos principais artesãos ainda estão em atividade.
Feira de Caruaru
Na maior feira livre do Nordeste você encontra peças artesanais de barro, utensílios de cozinha, couro, palha e renda, além de ervas medicinais e comida típica. São centenas de dançarinas na Festa de São João de Caruaru, uma das maiores do país.