Painel Turistico de Caruaru - Foto: Divulgação assessoria |
Feira de Caruaru
A maior e mais famosa feira popular do País nasceu juntamente com a cidade. Localizada no Parque 18 de Maio, a feira funciona às quartas e aos sábados. Na terça, já começa a ser montada, com a chegada dos primeiros sertanejos e brejeiros, com os seus produtos para vender. Centenas de barracas coloridas dão o tom de mais de dois quilómetros das ruas da cidade.
Feira de Artesanato
Todos os tipos de artes manuais produzidas que têm como matéria-prima barro, madeira, pedra, metal, palha, coco, cordas, couro, bordados, lã e latas estão na Feira de Artesanato. O turista presencia a produção dos trabalhos artesanais. O seu funcionamento é das 8h às 17h.
Feira da Sulanca
É famosa pelas suas mais de 10 mil barracas de roupa produzida por confecções locais para revenda. Em média, 40 mil pessoas circulam na feira, mantendo um volume de negócios superior a R$ 1 milhão. O seu funcionamento é inusitado. A feira só abre às terças. Começa a ser montada por volta das 3h da manhã e às 5h começa a funcionar.
Feira Livre
Flores, panelas, calçado, roupa, raízes e ervas. Há de tudo na Feira Livre. Até a Feira do Troca-Troca encontra lá, onde é possível trocar tudo: aves por discos, bicicletas por porcos e por aí fora.
Alto do Moura
Comunidade de artistas eleita pela UNESCO como o maior Centro de Artes Figurativas das Américas. Perto do centro de Caruaru, o Alto do Moura concentra mais de 1.000 artesãos, que transformaram as suas casas em Ateliês. Actualmente, as peças produzidas pelo Alto do Moura ultrapassam os oceanos, mostrando o povo e a cultura do povo brasileiro.
Casa Museu Mestre Vitalino
Local no Alto do Moura que retrata a vida e obra do grande ceramista, desde a própria casa, em tijolos crus, até aos seus objectos pessoais e familiares. As visitas acontecem de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
Casa Museu Mestre Galdino
Também fica no Alto do Moura. Lá estão as peças do ceramista e poeta Galdino. Há exemplares originais de poesias, fotografias e textos sobre a vida e obra do artista. As visitas acontecem de terça a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 9h às 13h.
Palhaço do Artesão
O local tem apresentações ao vivo com o autêntico forró pé-de-serra. Bares e restaurantes típicos também estão presentes para os visitantes.
Vale do Tauá
Localizado nas imediações do Aeroporto Oscar Laranjeiras, o Vale do Tauá é dotado de excelentes infra-estruturas. Possui uma Vila Cenográfica, bares e palcos para apresentação de bandas de Forró. O seu horário de funcionamento é das 10h às 18h.
Autódromo Ayrton Senna
Caruaru faz parte do cenário automobilístico e motociclístico do Brasil. Obedecendo às normas da FISA, a cidade possui uma pista de competições com 3.170m de asfalto, 24 boxes, torre de cronometragem, restaurantes, bares, heliporto e toda a infra-estrutura necessária para abrigar os campeonatos nacionais.
Morro do Bom Jesus
Com 630 metros de altura, é o ponto mais alto da cidade e oferece uma vista belíssima de Caruaru. Aproveite também para visitar as capelinhas do morro e subir pela escadaria decorada com as estações da Via Sacra.
Espaço Cultural Tancredo Neves
Arquitectura de grande valor histórico, edificada em 1935 numa área de 49.500 m2. Em 1988, após a restauração, passou a ser o Espaço Cultural. Na área interna, abriga um pavilhão de exposições e feiras, a sede da Fundação e Cultura, a Secretaria de Turismo, museus e unidades culturais. Na área externa, foi implantado o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, com a Vila do Forró - réplica de um típico vilarejo do interior - onde se concentra grande parte dos eventos da cidade, tal como as festas de São João e as comemorações natalícias.
Serra dos Cavalos / Parque Ecológico Professor João Vasconcelos Sobrinho
O nome do local deve-se ao facto de que, no Inverno, era impossível passar de carro pelas suas ladeiras. O único meio de chegar à serra era a cavalo. Na Serra dos Cavalos está o Parque Ecológico Professor João Vasconcelos Sobrinho, uma reserva estadual de Mata Atlântica, com uma área de brejo de 359 hectares. Passeando por lá, vêem-se açudes que ajudam no abastecimento de água da cidade e uma vegetação riquíssima.
Também existem alguns mirantes naturais com belas vistas e várias trilhas usadas por ecoturistas. Na sua fauna, destacam-se o lobo-guará, a paca, roedores, a cobra coral, a cobra rainha e aves como o jacu, o beija-flor, o sabiá, o gavião e o pintor verdadeiro.
Trilha da Cachoeira do Nestor
Com início na Fazenda Santa Maria, ainda em Caruaru, a trilha leva até ao município de Altinho, na Cachoeira do Nestor. Durante os 3 km de percurso, os turistas encontram mirantes, afloramentos rochosos, furnas, bicas, sítios e casas de farinha.
Pedra da Torre
Pedra em formato de duas torres, cortada pelo Rio Ipojuca, que forma uma garganta com 20 metros de altura. A sua localização é a 20 km da cidade.
Pedra do Sítio Zamba
A 59 km da cidade, no Sítio Zamba, há uma pedra de 8 metros de altura e formato circular. É possível ver alguns grafismos de tonalidade ocre na sua face Sudoeste.