Últimos posts
Pontos Turísticos em Bonito
Aventuras em Bonito - Foto: Elotur
Aventuras em Bonito - Foto: Elotur

É bastante conhecido como destino turistico, por apresentar cachoeiras de tamanhos e intensidades variadas. O território do município de Bonito era, até o final do século XVIII, totalmente coberto de imensas florestas e situava-se na área abrangida pelo célebre Quilombo dos Palmares. A beleza do local deu à cidade o nome de Bonito. O município foi batizado por caçadores, vindos do povoado de São José dos Bezerros, que percorriam as florestas e deparavam-se com belos riachos de águas límpidas.

Rede hídrica diversificada, com rios, nascentes, barragens, riachos e várias cachoeiras, além das corredeiras, lagos e piscinas naturais. Entre os locais mais procurados, destacam-se a Bica do Engenho Barra Azul; as cachoeiras Pedra Redonda, da Corrente, Humaytá, do Encanto, Tomada do Mágico e Véu da Noiva; as furnas da Pedra Oca e do Rodeadouro; o Mirante da Serra do Araticum; e a Reserva Ecológica Mata do Mucuri. Para os que gostam de levar para casa uma lembrança da viagem, o artesanato em madeira e cerâmica é vendido por toda a cidade.

Principais Pontos Turísticos:

Atrativos Naturais
Não é à toa que a cidade tem esse nome. As cachoeiras, riachos e barragens fazem justiça ao adjetivo. São pontos imperdíveis para quem chega à cidade. A cachoeira Véu da Noiva, formada pelo rio Verde, é a preferida pelos praticantes de rapel. Os dois braços formam piscinas naturais e corredeiras. Porém, o acesso não é fácil, sendo necessário um bom preparo físico.

Barra Azul
Ideal para levar a família, pois possui acesso fácil e forma uma pequena piscina onde as crianças podem brincar à vontade. Existem também as cachoeiras do Humaitá, da Corrente, da Pedra Redonda, do Encanto e do Mágico.

Cidade das Flores
O turista também deve reservar algumas horas para conferir o cultivo de flores que rende a Bonito o título de Cidade das Flores, graças à colônia japonesa ali existente. São 20 famílias de origem nipônica que trabalham na agricultura e na plantação de crisântemos.

Cultura de Bonito:

Calendário de Janeiro a Dezembro:
Nas tradições populares o destaque são os grupos de bacamarteiros, com mais de 100 anos de tradição. Hoje existem dois batalhões: o 15 e o 25. A banda de pífanos do Mestre Furiba garante a animação das troças.

A festa de São Sebastião é a maior da cidade. São dez noites de comemoração religiosa e profana que atraem quase 30 mil turistas por ano. A procissão reúne mais de três mil fiéis. A alvorada, que acorda a cidade no dia da festa sempre acompanhada pela banda musical do Biu, já virou um verdadeiro bloco carnavalesco.

Conheça mais sobre Bonito
Destinos Pernambuco
Publicidade