Museu da Republica - Rio de Janeiro - Foto: Gilson Camargo |
Principais Museus de Belém
MAB - Museu de Arte de Belém
O Palácio Antônio Lemos foi construído no Século XIX para ser a sede do poder municipal. Ao longo de seus 117 anos de existência abrigou o Tribunal de Relação, a Junta Comercial, o Conselho Municipal e a Câmara de Deputados. Idealizado pelo projetista José Coelho da Gama e Abreu, possui linhas do Neoclássico Tardio, estilo introduzido no Brasil com a Missão Artística Francesa e que no país ganhou a denominação de 'Imperial Brasileiro'. O prédio sedia o Gabinete do Prefeito Municipal de Belém, a Coordenadoria de Comunicação Social e o Museu de Arte de Belém. Está localizado no bairro da Cidade Velha, Centro Histórico da capital paraense, entre as praças Felipe Patroni e D.Pedro II. O Palácio é tombado pelas esferas federal, estadual e municipal, constituindo-se em um dos raros patrimônios edificados que mantém sua função pública original.
O Museu de Arte de Belém foi instituído a partir de 1991 como um Departamento da Fundação Cultural do Município de Belém, que por sua vez pertence à Prefeitura Municipal de Belém. Em 1994, com a reinauguração do Palácio Antônio Lemos, passou a acolher as coleções oriundas respectivamente, da Pinacoteca Municipal e Museu da Cidade de Belém, do qual é originário. O Museu reúne um conjunto significativo de obras européias e brasileiras, que referem o período áureo da borracha na cidade e um acervo contemporâneo em expansão. Esse acervo é composto por um conjunto de obras denominado Iconografia Paraense, que retrata através de pinturas, e fotografias, cenas de Belém e seus habitantes e ainda, do ambiente amazônico. Inclui também peças do mobiliário brasileiro, objetos de interior e esculturas.
Possui salas para exposições, cujas denominações homenageiam artistas, que possuem obras no acervo ou são de reconhecido valor no cenário das artes; um auditório para solenidade; uma biblioteca especializada em artes visuais, museologia e correlatos e as Divisões de Conservação e Documentação, de Museografia e de Ação Educativa.
O MABE também possui outros espaços expositivos: a Galeria Municipal de Arte e o Museu de Arte Popular, situado no Distrito de Icoaraci.
Endereço: Praça D. Pedro II, s/n - Cidade Velha
mabe@belem.pa.gov.br
mabelem.blogspot.com
tel: 55 91 3114-1028
horário visitas:
2ª a 6ª feira, das 10h às 18h.
sábados, domingos e feriados, das 9h às 13h.
MHEP - Museu Histórico do Estado do Pará
Palácio Lauro Sodré, sede do Museu do Estado do Pará a partir de 1994, é imponente prédio neoclássico, construído segundo as plantas do arquiteto italiano Antonio Landi, no século XVIII. Foi erigido para ser a sede do poder público estadual e, concomitantemente, abrigar o Governador Geral da Província e sua família. Dentre as muitas reformas, adptações e/ou acréscimos por que passou, foi determinante a empreendiada pelo governador Augusto Montenegro, no início do século XX.
No apogeu do ciclo da borracha quando a Amazônia vive os costumes e valores da Belle Époque, Montenegro imprimi ao prédio e 'a decoração de seu interior os cânones da época. Parte do mobiliário é trazido da Europa e a outra parte é confeccionada nas oficinas da antiga Escola de Artífices. Belíssimos lustres em cristal são colocados nos Salões Nobres e é contratado o pintor francês J.Casse para decorá-los. Estas peças e mais as telas de renomados pintores como Antonio Parreiras, Décio Vilares, Benedicto Calixto, passaram a constituir o núcleo nais significativo do acervo.
Como é comum aos museus históricos, o MEP reúne em seu acervo exemplares de natureza, época e estilos diversos, estando os objetos agrupados nas mais diferentes categorias. Destaca-se o acervo arqueológico incorporado a partir de 2001 e o acervo de Artes Visuais, resultado de aquisições e doações.
Endereço: Praça D. Pedro II, s/n - C.Velha
museuhistoricodopara@yahoo.com.br
tel: 55 91 4009-8805
Horário visitas:
3ª a 6ª feira das 10h às 18h.
sáb. dom. fer. das 09h às 13h.
MAS - Museu de Arte Sacra do Pará
O Museu de Arte Sacra é composto pela Igreja de Santo Alexandre e pelo antigo palácio episcopal (originalmente Colégio de Santo Alexandre). Os dois edifícios foram construídos para compor um conjunto, no qual a igreja era o centro irradiador, como foi exemplar da arquitetura jesuítica no Brasil. A igreja teve o início da sua construção por volta de 1698 e inauguração a 21 de março de 1719. É composta por nave única, transepto e oito capelas laterais. A sacristia localiza-se no braço esquerdo da nave. A decoração é caracterizada pela arte barroca, com forte acento tropical, destacando-se as peças produzidas pelos jesuítas e pelos índios. Além da função litúrgica, a igreja também funciona como espaço cênico-musical para espetáculos teatrais e recitais, além de ser objeto museal, fazendo parte do roteiro de visitação do museu.
O acervo do Museu de Arte Sacra do Pará compõe-se por imaginárias datadas dos séculos 18 e 19 e objetos litúrgicos, somando cerca de 320 peças expostas no primeiro pavimento do palácio episcopal e no corpo da igreja.
Endereço: Pça. Frei Caetano Brandão, s/n
Arcebispado - Cidade Velha
tel: 55 91 4009-8805 / 8838
Horário visitas:
3ª feira a domingo, das 10h às 16h
feriados, das 9h às 13h
Museu do Forte do Presépio
O Forte do Presépio está na origem da fundação de Belém e da colonização da Amazônia, no século XVII. O Museu do Forte do Presépio presentifica essa história, reatando o elo do paraense com sua origem e identidade. Através do circuito expositivo é possível fazer o acompanhamento dos processos culturais, sociais e militares nos quais o forte e sua área de entorno estão imersos.
O circuito externo é denominado 'Sítio Histórico da Fundação da Cidade', onde estão expostos os vestígios arquitetônicos desvelados em prospecções, os canhões e metralhadoras de diversos períodos da fortaleza.
O circuito interno corresponde ao Museu do Encontro na sala Guaimiaba, homenagem ao índio tupinambá Cabelo-de-velha. A exposição reúne objetos em cerâmica tapajônica e marajoara, além da cultura material recolhida no próprio sítio histórico: fragmentos de cerâmica e porcelana, balas, moedas, etc.
Em toda a área do museu há portais, onde estão afixadas informações sobre a história da colonização da Amazônia. Os textos e mapas são uma licença poética ao escritor italiano Ítalo Calvino, autor de 'As Cidades Invisíveis'.
Na concepção museográfica, Belém é uma cidade que se evidencia através da memória e se torna visível na história presente.
Endereço: Pça. Frei Caetano Brandão, s/n
Cidade Velha - Belém/PA
tel: 55 91 4009-8826
Horário visitas:
3ª feira a domingo, das 10h às 16h
feriados, das 9h às 13h
Museu do Círio
Criado em 9 de outubro de 1986, pelo Governo do estado do Pará, e reinaugurado em dezembro de 2002, o Museu do Círio integra o Complexo Feliz Lusitânia, no bairro da Cidade Velha. Possui um rico acervo documental que Círio retrata a história da devoção popular em torno da celebração do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, maior manifestação religiosa do Estado do Pará e uma das maiores do Brasil e do Mundo, celebrada, desde 1793, na cidade de Belém do Pará e tombada como patrimônio cultural imaterial brasileiro.
O acervo reúne contempla as vertentes histórica, cultural e artística através de aproximadamente 2.000 peças. Nesta coleção podem ser vistos desde arte sacra do século XIX, o artesanato de miriti e o acervo escultório de ex-votos. No local também estão preservados os mantos usados pelas imagens de Nossa Senhora de Nazaré que passaram a ser guardados desde a década de 1980. Todos os anos o acervo é renovado após a grande romaria do Círio de Nazaré, no segundo domingo de outubro.
O Museu do Círio está localizado na Rua Padre Champagnat e funciona de terça a sexta das 10h às 17h e aos finais de semana e feriados abre das 9h às 14h.
Contatos:
(55) 8889-4567
http://www.secult.pa.gov.br/content/museu-do-c%C3%ADrio
Outros Museus de Belém
MUFPA - Museu da Universidade Federal do Pará
Endereço:Tv. Padre Eutíquio, 1309 - Batista Campos
tel: 55 91 3242 9455
Horário visitas:
3ª a 6ª feira das 09h às 17h
sábado: das 10h às 14h
MABEU - Museu de Arte Brasil-Estados Unidos
Endereço:Tv. Padre Eutíquio, 1309 - Batista Campos
tel: 55 91 3221-6100
Horário visitas:
3ª a 6ª feira das 09h às 12h e das 13h às 19h30
sábado: das 9h às 12h