Forte do presepio de Belém - Foto: Fernando Dallacqua (Licença-cc-by-2.0) |
Principais Pontos Turísticos de Belém
Estação das Docas
Inaugurada em 13 de maio de 2000, a Estação das Docas é um dos espaços que mais refletem a região amazônica. Referência nacional,o complexo turístico e cultural congrega gastronomia, cultura, moda e eventos nos 500 metros de orla fluvial do antigo porto de Belém. São 32 mil metros quadrados divididos em três armazéns e um terminal de passageiros.
Boulevard Castilhos França s/n – Campina
Fone-3212-5525
Funcionamento de segunda a sexta de 10h a 23h Sab. E domingo de 10h a 01h.
Ver- o- Peso
É um mercado situado na cidade brasileira de Belém, no estado do Pará, estando localizada na travessa Boulevard Castilho Franca, Cidade Velha, às margens da baía do Guajará. Ponto turístico e cultural da cidade, é considerada a maior feira ao ar livre da América Latina. O mercado do Ver-o-Peso abastece a cidade com variados tipos de gêneros alimentícios e ervas medicinais do interior paraense, fornecidos principalmente por via fluvial. Foi candidato a uma das 7 Maravilhas do Brasil. Inaugurado em 1901, é um dos mercados públicos mais antigos do Brás.
Basílica de Nazaré
Inaugurada em 1909, é uma reprodução da Basílica de S. Paulo, em Roma. As portas são de bronze. Na cripta, um museu sobre a tradicional festa do Círio do Nazaré.
Pça. Justo Chermont, s/n.
Bosque Rodrigues Alves
No centro de Belém, uma amostra da mata amazônica original, com 2.500 árvores. O bosque tem uma área total de 152 mil m2 com lagos, grutas e orquidário. Foi construído pelo barão de Marajó, que sonhava com uma réplica do Bois de Boulogne, de Paris. No zoológico, bichos amazônicos como peixes-bois e tartarugas. E para manter nossas lendas vivas, na alameda principal, esculturas do Curupira, defensor das matas, e o Mapinguari, espécie de monstro humano.
Av. Almirante Barroso, 1622. Diariamente 6h-19h.
Catedral da Sé
Inaugurada em 1771, possui painéis do italiano Domenico di Angelis e altar-mor doado pelo papa Pio 9. É daqui que parte todo ano o Círio de Nazaré.
Pça. Frei Caetano Brandão, s/n.
Mangal das Garças
É o mais novo parque da cidade da com cerca de 40.000m2, sendo um complexo ecológico com o armazém do tempo, mirante. Viveiro dos pássaros, lago artificial,com pássaros em liberdade,borboletário, lago da vitória régia e um orquidário
Passagem Carneiro da Rocha – Cidade Velha
Forte do Presépio
Erguido em 1878, tem uma Belíssima vista da baía do Guajará. Os canhões ainda estão sobre seus trilhos de ajuste de pontaria no piso de pedra. Berço de fundação da cidade no ano de 1616 onde hoje abriga o museu do encontro, mostrando 03 etnias indígenas, sendo 02 pré-históricas , marajoara, tapajônica e tupinambás que foi quem teve contacto com os europeus.
Pça. Frei Caetano Brandão, s/n. Cidade Velha – Belém/PA. horário visitas:
3ª feira a domingo, das 10h às 16h feriados, das 9h às 13h
Espaço São José Liberto (Polo Joalheiro)
Principal centro de produção e vendas de joias, gemas e biojoias da Amazônia brasileira. O prédio foi um convento construído no século 17, depois funcionou como cadeia pública do Estado e em 2002, após a restauração integral, passou a abrigar um centro da economia criativa paraense que, além do polo joalheiro, abriga o Museu de Gemas, a Casa do Artesão, a escola de joalheria, serviços especializados em lapidação e ourivesaria, espaços para eventos, dentre outros.
Horário de funcionamento:
Terça a Sexta feira, de 09 às 18h; Sábado, domingo e feriado, de 10 às 18h.
O que fazer?
Visitar o espaço físico: Museu de Gemas, Jardim da Liberdade, Capela, exposições temporárias, lojas; comprar: artesanato, com destaque para as cerâmicas arqueológicas, que são reproduções de peças originais ou reinterpretação utilizando técnicas e padrão estético semelhante, joias artesanais, biojoias com matéria prima da Amazônia; Assistir: espetáculos de teatro, dança, música, grupos folclóricos.
Para mais informações:
www.saojoseliberto.com.br
Museu Emílio Goeldi
Criado em 1861, o Museu Goeldi é a mais antiga e prestigiada instituição de pesquisa em atividade na região amazônica e dedicada ao estudo, difusão e a formação de coleções sobre os sistemas naturais e culturais da Amazônia. Sua sede em Belém abriga um parque zoobotânico com mostras vivas dos principais ecossistemas amazônicos e realiza exposições temporárias com o acervo de suas coleções.
Horário de funcionamento: De quarta-feira a domingo, de 9h às 17h
O que fazer?
Observação de fauna e flora, trilhas, visitar exposições, realizar pesquisas e participar de programas de pós-graduação. Visitas guiadas para grupos com agendamento prévio.
Para mais Informações, acesse: www.museu-goeldi.br