Imbassai - Rios e Cachoeira da D.Zilda - Foto: Tereza Torres - Setur |
Passeios Ecoturísticos
O turista encontra opções de banhos de água doce e salgada a uma distância de poucos metros um do outro, pois o rio Barroso acompanha um trecho de praia. Nesse trecho, encontram-se barraquinhas que servem cerveja gelada e tira-gostos variados, como caranguejos, lambretas, peixe frito e bolinho de peixe, característico da região. Mais ao interior, pode-se tomar banhos deliciosos nas águas cristalinas do rio Imbassaí Pequeno e na cachoeira de Dona Zilda. 4 quilômetros adiante, após grandes e alvíssimas dunas, a vila de Santo Antonio é atração à parte. Não perca também o banho na Lagoa Jauara e o samba-de-roda de Dona Alaíde que, apesar de seus 19 filhos, ainda dança a música afro com uma garrafa na cabeça.
Praia de Santo Antônio
A praia é isolada por extensas dunas e coqueirais e tem um pequeno povoado que vive da pesca e do artesanato de palha de coqueiro. Acesso pelo povoado de Diogo (5 km), mais 25 minutos de caminhada pelas dunas.
Caminhadas em Santo Antônio
Os adeptos de caminhadas ecológicas poderão fazer o passeio até Santo Antonio, uma aldeia primitiva onde ainda permanece o costume do 'escambo' entre a comunidade formada por pescadores e caboclos descendentes de índios. Pode-se chegar a Santo Antonio pela praia, a uma distância média de cinco quilômetros, onde se encontram algumas barracas; daí, segue-se em direção às dunas, por mais um quilômetro aproximadamente.
Outra opção é sair de Imbassaí pela Linha Verde na direção norte, percorrer três quilômetros, até a entrada de uma vila de pescadores chamada Diogo, que fica a um quilômetro à direita, em estrada de terra. Daí em diante, o trajeto deve ser feito a pé, através das dunas, numa caminhada de pouco mais de um quilômetro. A caminhada pode seguir para além do Santo Antonio, até a Barrinha, onde um riacho forma uma lagoa a poucos metros do mar.