Festa de Santa Barbara (Iansã) Foto: Tatiana Azeviche (Setur-Ba) |
Santa Bárbara é uma das divindades mais cultuadas na Bahia.Todo dia 4 de dezembro milhares de baianos assistem a missas e fazem carurus em casa para reverenciá-la; Por volta de 1641, os comerciantes e trabalhadores do Mercado de Santa Bárbara, no Comércio, decidiram homenagear a santa. De lá pra cá, os festejos viraram tradição. Todo dia 4 de dezembro milhares de baianos assistem a missas e fazem carurus em casa para reverenciá-la.
Santa Bárbara é uma das divindades mais cultuadas na Bahia. Ela é a madrinha do Corpo de Bombeiros e padroeira dos mercados. No candomblé, é representada pela divindade Iansã – santa guerreira, senhora dos raios, dos ventos e trovões.
Atualmente, as homenagens à santa duram três dias e iniciam-se com uma missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, onde fica exposta a sua imagem. Em seguida, uma procissão percorre as ruas do Centro Histórico, passando em frente ao quartel do Corpo de Bombeiros. Durante o encerramento da festa religiosa, ocorre a distribuição do tradicional caruru, preparado por voluntários e servido de graça, sempre acompanhado de muito samba de roda e capoeira.
Quando: 04 de dezembro
Onde: Salvador