Últimos posts

Surf em Salvador

Surf na região metropolitana de Salvador (Salvador-Ba) Foto: Diego Freire
Surf na região metropolitana de Salvador (Salvador-Ba) Foto: Diego Freire

Principais localidades na Bahia para Surf

A capital do estado é também o grande centro do surf baiano. Quase todas as praias têm condições para surf e é raro, muito raro, o dia em que o mar está flat. A posição da cidade favorece a entrada de swells vindos de várias direções: no inverno, de abril a setembro, as frentes frias vindas do sul/sudeste trazem ondulações de até 10 pés. E no verão, que vai de outubro/março, a predominância é dos swells que vêm do quadrante norte/leste e podem atingir até 6 pés.

Na capital baiana existe uma enorme quantidade de picos de boa qualidade.  Veja abaixo a relação das principais praias surfáveis:Partindo da ponta mais ao sul da cidade que fica no bairro da Barra seguindo para o norte, vários picos vão se sucedendo:

Barra
Espanhol - Localizado dentro da Baía de Todos os Santos, possui um fundo de pedras recheadas de ouriços com direitas super cavadas que chegam até 7 pés. Esse pico só começa a funcionar com swell vindo de sul.
Farol - Na ponta de Santo Antônio, junto ao farol da Barra, esquerdas longas e perfeitas em um fundo de pedras que margeia o morro. As ondas podem chegar até 8 pés.
Barravento - Já fora da Baía de Todos os Santos, o Barravento é o pico mais constante e mais freqüentado do bairro. As ondas quebram num banco de areia que proporciona boa formação para os dois lados. No inverno as ondulações chegam a atingir 8 pés.

Ondina
Tony's - Esquerdas longas em cima de uma rasa bancada de pedras e ouriços. Três seções de formações diferentes proporcionam condições para diversos tipos de manobras. Este pico não quebra constantemente mas quando está funcionando, faz a festa para os mais exigentes.
Praia da Onda - Apesar do nome a Praia da Onda não é muito constante, as ondas são cheias, mas a combinação de fundo de pedras com areia proporciona, a depender da direção do swell, ondas inesquecíveis.

Rio Vermelho
Paciência - Uma pequena baía com ondas semelhantes às da Praia da Onda.
Torrefação - Esquerdas longas e cavadas em um fundo de pedras e ouriços. Esse pico atualmente está impossível de ser surfado devido a poluição. Nos anos 70 e início dos anos 80, a Torrefação era um dos picos mais cobiçados da cidade.

Amaralina
Quebra-coco - Direitas curtas e super cavadas que formam tubos indescritíveis. Mas cuidado, como o nome do pico já diz, é um lugar para poucos e para loucos, porém, os supertubos não deixam ninguém sem querer experimentá-los.
Outros picos - Na Amaralina existem outros picos em cima de pedras, com excelentes condições de surf, destacando-se a Coroa, Ô Tchê e a Caraca, dentre eles.

Pituba
Com picos muito semelhantes aos da Amaralina com a desvantagem de serem poluídos. O governo do estado está concluindo uma obra de grande porte que em breve despoluirá as praias da Pituba, que é um bairro nobre da cidade, mas que recebe quilhões de litros de esgotos in-natura, através do rio Camurugipe, oriundos de diversos bairros que não possuem saneamento básico.
Com o final da obra terei orgulho de descrever com detalhes os vários picos do Bairro: Ilha, Baia, Hawaii 1 e 2, Pitubão, Canudos, Recanto e Jardim dos Namorados, este último ainda chamado de Cocô Beach.

Armação/Pescador/Boca do Rio
Jardim de Alá - Beach break de formação regular, ondas para os dois lados e bons tubos.
Casa de Pedra - Na mesma seqüência das anteriores, há semelhança em suas ondas. Neste pico são realizados alguns dos mais importantes campeonatos do estado.
Pescador - Palco de diversos campeonatos nos anos 70 e 80, a Praia do Pescador tem uma formação melhor que as anteriores, devido a uma bancada de pedras que, combinada com a bancada de areia, proporciona uma formação mais constante e ondas mais consistentes.

A Praia do Pescador contempla atualmente um empreendimento que consiste num shopping center e um parque. No shopping é possível encontrar o Museu do Surf Baiano e, se tudo correr bem, o mar estará em breve despoluído e o parque poderá ter um palanque fixo.

Corsários
Rock Point - Direitas e esquerdas em cima de uma bancada de pedras e corais, um point pouco freqüentado porque fica um pouco distante da avenida que margeia a orla da cidade, dificultando o acesso e a visualização da formação. Quem se aventura a dar uma pequena conferida, muitas vezes é agraciado com boas ondas sem crowd.
Corsários - Ondas para os dois lados com formação regular. Fundo de pedras combinado com areia.
Alex - Pra quem tem disposição para uma longa remada, em dias de swell acima de 4 pés, vai pegar ondas inesquecíveis. Direitas e esquerdas em cima de uma bancada de pedras e corais, formam tubos e paredes intermináveis.
Terceira Ponte - Um dos picos mais surfados e constantes da cidade, boa formação para ambos os lados em fundo de areia. Mas quando o swell chega a 6 pés, começa a funcionar a bancada de pedras que fica no outside, e aí o bicho pega, formando esquerdas de qualidade internacional.
Jaguaribe ou Sesc - Local da maior concentração de surfista por metro cúbico da cidade. Ondas para os dois lados em múltiplos picos, em cima de bancos de areia com suas valinhas, a formação da ondas é um pouco cheia (gorda), o que facilita o aprendizado do esporte. Nesta praia funciona a Academia de Surf da Bahia, uma escolinha que vem criando novos talentos e aperfeiçoando figuras tarimbadas como Armando Daltro, o Mandinho.

Itapuã
Pedra que Ronca - Ideal para ser surfado em dias de mar storm, este pico é pouco freqüentado por causa da sua distância da areia, um zodiac quebra o galho pra você não chegar já cansado no outside. Fundo de pedras formando esquerdas super longas.
Farol de Itapuã - Esquerdas para poucos e loucos e direitas para muito loucos, no Farol, a proximidade das pedras combinada com o tamanho das ondas, exige muita coragem e técnica.
Musa Point - Direitas com excelente formação em fundo de pedras e corais.
RockPoint - Direitas e esquerdas em fundo de pedras e boa formação.
Paraíso - Quando o mar sobe e está mexido, este pico quase sempre está perfeito. Esquerdas pequenas em cima de um fundo de pedras.
Sítio - Uma pequena baía que tem uma boa direita quebrando a partir de uma pedra e conectando com um raso banco de areia. Onda curta que fecha muito, mas quando não está fechando...
Camping Club/Catussaba - Um bom banco de areia que forma ondas bastante cavadas para ambos os lados.
Seper - Quatro picos compõem a Praia do Seper: 1ª prainha - fundo de areia com formação regular para os dois lados; 2ª prainha - fundo de areia com boa formação para direita;
Corais - fundo de pedras e corais com boa formação de esquerdas, quebrando em três seções de diferentes formas: a primeira, buraco logo no drop, depois outra com um bom tubo e finalmente uma parede em pé, bem em cima de uma bancada rasa de pedras;
Massacre - o nome já diz tudo,coragem é determinante para conseguir surfar essa bancada ultra-rasa e repleta de ouriços, mas passando o sufoco a direita é das melhores. Este pico é bastante freqüentado pelos melhores bodyboards de Salvador.

Stella  Maris
Prainha da Corrente - Direitas e esquerdas quebrando a partir de um fundo de pedras emendando com uma bancada de areia.
Corrente - Fundo de pedras e corais com boa formação para ambos os lados, uma onda difícil de ser surfada devido a velocidade em que a onda quebra na bancada rasa.
Stella Maris - Nacionalmente conhecida, Stella é o principal palco para campeonatos de surf em Salvador, devido a sua regularidade. O seu banco de areia quebra com boa formação em todas as condições de mar.
Platô - Fundo de pedras que só começa a quebrar com swell acima de 6 pés, mas quando quebra é uma onda de dar inveja a muitos picos badalados mundo afora.
Aleluia - Última praia da orla de Salvador, já na divisa com o Município de Lauro de Freitas. Aleluia é um pico que quebra para ambos os lados, bastante constante, consistente e longa. As ondas da Praia de Aleluia é garantia de bom surf.

 

Surf na região metropolitana de Salvador (Salvador-Ba) Foto: Diego Freire
Surf na região metropolitana de Salvador (Salvador-Ba) Foto: Diego Freire
 Veja também
Em Salvador há uma grande concentração de dunas. As melhores estão no Parque do Abaeté, no bairro do Imbuí, por trás da Boca do Rio, ao lado da nova pista de acesso ao aeroporto no bairro de São Cristóvão, e no...Saiba mais
Nas bases da Ativa na Bahia pode se desfrutar as melhores praias do Brasil com uma boa dose de adrenalina nas corredeiras dos Rio de Contas, Rio das Almas e Rio Pojuca. Para praticar Rafting não precisa ter experiência...Saiba mais
Fazer um passeio em uma Toyota 4x4 para conhecer de perto todos os encantos presentes no local também é indispensável. Uma das opções é atravessar de balsa o Rio de Contas e seguir por uma estrada com muita...Saiba mais
Destinos Bahia
Publicidade