Últimos posts

Mergulho

Mergulho na Baía de Todos os Santos (Salvador-Ba) Foto: Karine Virgolo (Dive Bahia) Divulgação
Mergulho na Baía de Todos os Santos (Salvador-Ba) Foto: Karine Virgolo (Dive Bahia) Divulgação

Principais localidades na Bahia para Mergulho

Salvador é um paraíso náutico e um dos principais pólos de mergulho da América do Sul. Além das diversas opções para passeios e da infinidade de locais paradisíacos como ilhas, praias e sítios históricos, as águas de Salvador são uma atração à parte e fascinam verdadeiramente os praticantes do mergulho. São águas claras e quentes com temperatura média anual de 26° C e visibilidade que chega a 20 metros mesmo no inverno, povoadas por uma rica fauna e exuberante vegetação. Tudo isso em meio a belíssimos recifes de coral, que concretizam a fantasia tanto de experientes mergulhadores como daqueles que se iniciam nessa prática esportiva.

Salvador pode ser considerada umas das capitais brasileiras mais ricas em registros de naufrágios históricos e muitos deles ainda esperam ser descobertos pelos aventureiros, em busca de tesouros submersos. Alguns, como o famoso Galeão Sacramento, em 1668, o Utrecht, o Queen e o St. André, já revelaram preciosas peças de porcelana chinesa e instrumentos de época.

Em Salvador, onde a temperatura da água chega a 26º C, um mergulhador pode se deparar, a três milhas da praia do Farol da Barra, no banco de Santo Antônio, com o navio grego Cavo Artemidi, numa profundidade mínima de nove metros e máxima de 30 metros.

Outro naufrágio que merece destaque é o do navio “CaboFrio”, naufragado há 80 anos em frente ao Farol da Barra, a 400 m da costa. É um mergulho para iniciantes, mas pode oferecer boas surpresas aos mais experientes se realizado à noite. Dentro da baía, próximo ao Farol da Barra, protegidos pelos corais, estão destroços do navio Bretanha, conhecido como “Navio de Dentro”, local ideal para mergulhos de batismos.

Em frente ao Porto da Barra, estão belíssimos recifes de corais, a uma profundidade de cerca de 12 metros e com uma visibilidade de 10 a 15 metros. Este ponto é ideal para o mergulho de iniciantes e para fotos e filmagens subaquáticas.

Baía de Todos os Santos
Além de toda essa riqueza natural, a Baía de Todos os Santos, na qual Salvador está inserida, é um dos locais mais ricos em registro de naufrágios, proporcionando aos mergulhadores uma experiência emocionante. Todos os pontos de mergulho têm acesso simples e rápido, cerca de 30 minutos, o que facilita o deslocamento dos mergulhadores.

Salvador oferece também uma boa infra-estrutura náutica, onde o visitante dispõe de embarcações e equipamentos de mergulho que podem ser vendidos ou alugados a qualquer hora, além de contar com a assistência de empresas com experientes guias e instrutores de mergulho, que ministram aulas de mergulho, com direito ao 'batismo' para os iniciantes.

Outros Locais:

Mergulhar nas águas de Abrolhos - Caravelas
No Arquipélago de Abrolhos, primeiro parque nacional marinho do Brasil, situado na Costa das Baleias, sul da Bahia, existem inúmeros pontos de mergulho

Mergulho em Itacaré
Para a prática do mergulho de apnéia o ideal é fazer uma visita à Praia de Taipus de Fora.

Mergulhar em Porto Seguro
A época ideal para mergulhar na Costa do Descobrimento é de dezembro a março, quando a água está cristalina. Em toda a costa os recifes se espalham, oferecendo condições especiais para quem faz mergulho livre ou autônomo.

Mergulho em Itaparica
Os corais de fora ou “Parede”, que ficam no meio da Baía de Todos os Santos, entre a Ilha de Itaparica e Salvador, são ideais para mergulhadores experientes e em estágio avançado.

Mergulho em Itapoã - Salvador
“Passar uma tarde em Itapuã...” mergulhando, pode ser bem mais emocionante do que deitar numa rede, bebendo água de coco.

Mergulho em Vera Cruz
Dentro da Baía de Todos os Santos, a maior do Brasil, existem formações de corais e recifes próximas às ilhas de Maré e dos Frades, com profundidade máxima de 11 metros e visibilidade de até 15 metros na horizontal.

Mergulho na Praia do Forte
Na Praia do Forte, Litoral Norte de Salvador, existe uma variedade muito grande de corais, tanto na costa como fora dela, e a época ideal para o mergulho é entre os meses de janeiro e fevereiro, quando a água se apresenta mais limpa.

Mergulho nas águas do Morro - Morro de São Paulo
Em Morro de São Paulo, a costa é ideal para mergulho livre. Nos corais de fora, o melhor é a prática de mergulho aparelhado, tanto para iniciantes como para mergulhadores em estágio avançado.


Mergulho na Baía de Todos os Santos (Salvador-Ba) Foto: Karine Virgolo (Dive Bahia) Divulgação
Mergulho na Baía de Todos os Santos (Salvador-Ba) Foto: Karine Virgolo (Dive Bahia) Divulgação
 Veja também
Itacaré é o melhor point da Bahia para se pegar ondas. Os surfistas experientes já sabem que as melhores épocas para curtir o surf na região são o outono e o inverno, pois as ondas chegam a três metros de altura...Saiba mais
A capital do estado é também o grande centro do surf baiano. Quase todas as praias têm condições para surf e é raro, muito raro, o dia em que o mar está flat. A posição da cidade favorece a entrada de swells...Saiba mais
A Bahia tem dezenas de praticantes dessas modalidades esportivas, nas mais diversas regiões do estado, mas sempre em território inóspito, para dar mais emoção e adrenalina ao participante. O calendário oficial...Saiba mais
Destinos Bahia
Publicidade