Últimos posts

Ecoturismo em Imbassai

Lagoa Jauara (Imbassaí-Mata de São João-Ba) Foto: Divulgação
Lagoa Jauara (Imbassaí-Mata de São João-Ba) Foto: Divulgação

Lagoas e Rios - Imbassaí
O turista encontra opções de banhos de água doce e salgada a uma distância de poucos metros um do outro, pois o Rio Barroso acompanha um trecho de praia. Nesse trecho, encontram-se barraquinhas que servem cerveja gelada e tira-gostos variados, como caranguejos, lambretas, peixe frito e bolinho de peixe, característico da região. Mais ao interior, pode-se tomar banhos deliciosos nas águas cristalinas do Rio Imbassaí Pequeno e na cachoeira de Dona Zilda.

4 quilômetros adiante, após grandes e alvíssimas dunas, a vila de Santo Antonio é atração à parte. Não perca também o banho na Lagoa Jauara e o samba-de-roda de Dona Alaíde que, apesar de seus 19 filhos, ainda dança a música afro com uma garrafa na cabeça.

Caminhadas em Santo Antonio
Os adeptos de caminhadas ecológicas poderão fazer o passeio até Santo Antonio, uma aldeia primitiva onde ainda permanece o costume do 'escambo' na comunidade formada por pescadores e caboclos descendentes de índios. Pode-se chegar a Santo Antonio pela praia, a uma distância média de cinco quilômetros, onde se encontram algumas barracas; daí, segue-se em direção às dunas, por mais um quilômetro aproximadamente.

Outra opção é sair de Imbassaí pela Linha Verde na direção norte, percorrer três quilômetros, até a entrada de uma vila de pescadores chamada Diogo, que fica a um quilômetro à direita, em estrada de terra. Daí em diante, o trajeto deve ser feito a pé, através das dunas, numa caminhada de pouco mais de um quilômetro. A caminhada pode seguir para além do Santo Antonio, até a Barrinha, onde um riacho forma uma lagoa a poucos metros do mar.

Lagoa Jauara
Protegida pelo cordão de dunas, entre Imbassaí e Praia do Forte, esta lagoa apresenta água de coloração ferruginosa e transparente. A vegetação de restinga encobre a maior parte das dunas no entorno. Uma faixa extensa de coqueiral forma uma barreira natural entre a praia e a lagoa. É boa para mergulho.
Duração: 3 horas.
Como chegar: caminhe ou cavalgue entre as dunas com o apoio de um guia. É possível fazer o passeio a partir de Praia do Forte, em quadriciclo, pelo coqueiral. Fica a 8 km de Praia do Forte e a cerca de 2 km de Imbassaí.

Mirante das Antenas
A abertura de uma rua para instalar torres de telefonia deu lugar a um mirante na vila tendo ao fundo coqueiral, céu e mar.
Duração: 1 hora.
Dica: leve máquina fotográfica ou filmadora.
Como chegar: fica na vila de Imbassaí, na via das Torres.
Mirante de Imbassaí ou 1º Mirante da Linha Verde
Localizado na Linha Verde, entre Praia do Forte e Imbassaí, com vista panorâmica para os cordões de dunas e as baixadas com suas grandes plantações de coco e restinga, tendo o mar ao fundo. Possui um pátio coberto, bancos e quiosques para venda de água de coco, artesanato e doces da região.
Duração: 1 hora.
Dica: leve sua máquina fotográfica ou filmadora, pois a vista é simplesmente deslumbrante.
Como chegar: pela Linha Verde, BA-099, a 7 km de Praia do Forte e 3 km de Imbassaí.

Vila de Imbassaí
Muito sol, dunas, coqueiral, belíssimas praias de água cristalina entrecortadas por rios, lagoas que proporcionam banhos de água salgada e doce, e uma fauna tipicamente tropical. Assim é a antiga aldeia indígena de Imbassaí, que na língua tupi significa 'caminho do rio'. A capela de Nossa Senhora das Dores, na Fazenda de 'Seo' Aquilino e 'Dona' Rosa, ainda hoje é referência do núcleo urbano inicial de Imbassaí.

É um local dos mais freqüentados por turistas na Costa dos Coqueiros, ideal para quem gosta de praticar turismo aventura, fazer rafting ou sandboard, contemplação e lazer. Os seis quilômetros de praia são margeados por dunas elevadas, separando a praia do rio Imbassaí, que corre paralelo ao mar. A paisagem é deslumbrante, com praias lisas intercaladas de trechos com arrecifes, que formam bacias de águas mornas acessíveis ao banho de mar seguro.

O rio Barroso, que acompanha um trecho de praia, oferece opções de banhos de água doce e salgada a uma distância de poucos metros um do outro, exatamente no trecho onde se localizam as barracas.
Duração: tempo livre.
Como chegar: sair de Praia do Forte, percorrer 3 Km até a Linha Verde e seguir no sentido norte, por 10 km, até a entrada à direita para a vila de Imbassaí.

Rio Imbassaí
Corre paralelo ao mar no sentido norte/sul, embarreirado pelo cordão de dunas e coqueiral à beira-mar, nas imediações da vila turística de Imbassaí. Na foz do rio há uma grande concentração de barracas situadas exatamente sobre as dunas, entre o rio e o mar. De acordo com o movimento da maré, o local é propício para o banho ou para o remo. Nesse ponto, algumas barracas alugam caiaques.

A melhor maneira de conhecer o rio é através da Expedição Imbassaí, oferecida por agências de turismo receptivo em Praia do Forte e Imbassaí, seguindo o roteiro: Transfer de 15 min em jipe ou van até o rio Imbassaí na altura do vilarejo do Diogo. Embarque em canoas canadenses com capacidade para 3 pessoas cada. Descida do rio remando por aproximadamente 2 horas, com paradas para banhos de rio e de mar em uma praia deserta. É possível praticar sand-board em uma das dunas, durante a parada para o banho de rio.
Duração: 3 horas.
Dicas: usar filtro solar, repelente, boné ou chapéu, roupas leves, roupa de banho, tênis ou sandália.
Como chegar: as agências de turismo fazem o transfer dos visitantes instalados em Praia do Forte e Imbassaí e partem em direção à Linha Verde, BA-099, seguindo 5 km em direção norte para o acesso ao povoado do Diogo, percorrendo mais 1 km. O rio Imbassaí passa por dentro da vila de mesmo nome, distante de Praia do Forte 13 km.

Cascatinha
Formada pelo rio Imbassaí, já dentro da vila. Banho e infra-estrutura de bar, restaurante e camping. É uma área de confluência das águas doces com o mar.
Duração: tempo livre
Como chegar: fica na vila de Imbassaí, na avenida da Igrejinha
Corredeiras do Areal e Areinha
Formadas pelo rio Imbassaí, as corredeiras oferecem boas condições para banho e pesca, inclusive com locais próprios para piquenique. A mata ciliar acompanha o rio formando corredores verdes por sobre as corredeiras. A localidade de Areal, uma vila de agricultores, é a principal referência para quem busca o local, ainda pouco conhecido pelos turistas.

Poucos metros abaixo das corredeiras do Areal está Areinha, uma praia fluvial com poço raso para banho, de águas tranqüilas e muito frias por causa da mata que faz sombra permanente.
Duração: do passeio 2 horas
Como chegar: sair de Imbassaí pela Linha Verde no sentido norte até a entrada para o povoado de Areal a 5,5 km e seguir mais 800 metros por estrada de barro até o campo de futebol. Daí, seguir uma trilha de 400 metros de extensão até as corredeiras e o poço da Areinha.

Diogo
Pescadores e agricultores convivem nessa vila rural, com vista para as dunas e para o rio Imbassaí. As mulheres fazem um belo artesanato com palha de piaçava. Uma trilha desce da vila até o rio Barroso, que pode ser atravessado por sobre uma frágil ponte de madeira. As dunas aparecem em seguida e indicam um bom lugar para o banho. Daí, é subir a duna e seguir a trilha até a vila de Santo Antônio.
Duração: 1 hora.
Como chegar: sair de Imbassaí pela Linha Verde e seguir 5,5 km no sentido norte até a entrada para o Diogo, à direita, percorrendo mais 1,3 km em estrada de barro até o povoado.

Lagoa Jauara (Imbassaí-Mata de São João-Ba) Foto: Divulgação
Lagoa Jauara (Imbassaí-Mata de São João-Ba) Foto: Divulgação
 Veja também
Os maiores atrativos desse pequeno povoado situado entre Taperoá e Valença, às margens do Rio Camurugi, são os seus balneários Ilha da Fantasia e Encontro das Águas. Ilha da Fantasia e Encontro das Águas...Saiba mais
Situado em águas oceânicas, o Recife das Areias pontua o início do Parcel das Paredes. Um banco de areia no centro e os recifes de coral possibilitam tanto a prática do mergulho como os passeios na superfície. Na maré...Saiba mais
Na linguagem indígena, Mogiquiçaba significa 'pouso do rio das cobras'. Essa antiga vila de pescadores fica no limite dos municípios de Belmonte e Santa Cruz Cabrália. Possui um dos litorais...Saiba mais
Destinos Bahia
Publicidade