Coroa Vermelha - Foto: Rita Barreto -Bahiatursa |
Todos os caminhos levam a Porto Seguro, portão de entrada e ponto de partida para quem deseja conhecer as primeiras páginas da história do Brasil, praticar ecoturismo e esportes - radicais ou não - passear, comer bem, aprender -lambaeróbica- ou simplesmente relaxar. É um paraíso ecológico, que oferece um mix de história, cultura, arte e belezas naturais. São 90 km de praias protegidas por recifes de corais, além de enseadas, rios e riachos, coqueirais e a exuberante Mata Atlântica.
As agências de turismo receptivo organizam passeios que podem durar entre 3 horas até um dia ou mais. Os passeios mais freqüentes são para o Recife de Fora, Coroa Alta, Trancoso e Caraíva. Os adeptos do ar também encontram pouso no clube de ultraleves. Aí o turista pode voar em ultraleves ou helicópteros e vislumbrar, de um outro ângulo, o cenário de toda a Costa do Descobrimento.
A cidade não dorme, funciona praticamente 24 horas. Durante o dia, tem praia e passeios no mar ou na mata, e a vida noturna é animadíssima. Inevitavelmente, a noite começa na Passarela do Álcool, onde são armadas dezenas de barracas que vendem os mais variados coquetéis de frutas e -capetas-, bebidas feitas à base de suco de frutas e vodka. A decoração destas barracas prima pelos arranjos de frutas que chamam a atenção dos turistas e captam a freguesia.
O comércio em Porto Seguro tem um horário atípico, muitos shoppings e lojas de artesanato funcionando até a meia-noite. Para quem gosta de sofisticação, há restaurantes especializados em comida francesa, japonesa, italiana, etc. Para quem quiser comer bem e barato, os restaurantes de comida a quilo oferecem as melhores opções, no centro da cidade ou na orla, com variedades de pratos quentes e saladas, além de sobremesas. A noite continua na orla com muito reggae, festas e música ao vivo na maioria dos restaurantes e barracas de praias. Diversas barracas de grande porte realizam shows com atrações nacionais e até internacionais.