O Axé Music com Banda Olodum - Foto/Reprodução: Divulgação Olodum |
Tudo começou com o som vindo dos tambores das entidades carnavalescas de origem africana em meados da década de 70. Nesta época, a Bahia via surgir o bloco afro ' Ilê Ayiê ' e o afoxé ' Badauê ' e acompanhava ainda o renascimento do afoxé ' Filhos de Gandhy ' - depois, vieram os blocos afros ' Olodum e o Muzenza '. O trabalho dos 'afros' e 'afoxés' com seus ritmos, cores e batuques, iria, então, exercer enorme influência nos artistas 'criados' em cima dos trios elétricos, que no início dos anos 80, começavam a fazer suas produções próprias e independentes.
Apesar disso, o sucesso dos novos músicos limitava-se à Bahia, graças ao incentivo e à parceria fundamentais do estúdio WR, Itapoan FM e TV Itapoan. A hora deles, no entanto, não deixaria de chegar... Em 1985, a canção ' Fricote '- composta por Paulinho Camafeu e interpretada por Luiz Caldas - explodiu e derrubou as barreiras existentes na mídia do Sul e Sudeste do País e fez com que o gênero denominado axé music conquistasse todo o Brasil. Caldas e a banda Acordes Verdes abriram as portas da indústria fonográfica nacional para a música baiana.
A axé music rompeu uma estrutura sólida e foi responsável pela mistura de diversos estilos musicais e rítmicos, quebrando conceitos e preconceitos na maneira de fazer o público dançar, se vestir, se comportar e se distrair. Sem falar no impulso econômico que deu à economia baiana, através do lançamento e venda de milhares de CDs, da atração de turistas, da geração de empregos diretos e indiretos e do crescimento do Carnaval de Salvador.
A explosão das canções baianas foi ainda responsável pela reinserção da música brasileira nas rádios do País, já que as programações eram recheadas apenas por sucessos norte-americanos. Foi também após o surgimento da axé music que apareceram estilos musicais genuinamente brasileiros, como o sertanejo da cidade de São Paulo, o pagode da cidade do Rio de Janeiro, a lambada do Pará e o pop da cidade de Recife. Depois do sucesso inicial, o gênero continuou se espalhando e fez surgir os carnavais fora de época nos quatros cantos do Brasil, as quais vêm se expandindo a cada ano.