Rio São Francisco (Juazeiro-Ba) Foto: Eduardo Pelosi - Setur-Ba |
Rio de Contas - Itacaré
É o principal rio da região. Além do tradicional passeio de barco ou de canoa, oferece uma boa dose de aventura, como a prática de rafting e rapel.
Rios de Morro do Chapéu - Morro do Chapéu
Os rios que nascem e /ou cortam o município do Morro do Chapéu fazem parte das bacias do São Francisco e do Paraguaçu, sendo o Jacuípe o rio perene mais importante, que nasce no povoado de Bangüês.
Rio Buranhen - Porto Seguro
É o principal rio que atravessa o município, separando a sede do Arraial D’Ajuda. Sua foz fica entre as praias do Cruzeiro e do Apaga-Fogo. A travessia é feita por balsa. A partir de Porto Seguro.
Rio Caraíva - Caraíva
Um bom programa ecológico na região é subir o rio Caraíva até a ponte do Boi, na entrada da Reserva Pataxó de Barra Velha. Em uma autêntica canoa indígena, o passeio começa no cais da pequena vila.
Rio Caravelas - Caravelas
Os passeios de barco pelo Rio Caravelas guardam surpresas deliciosas. A primeira delas é a Ilha do Pontal do Sul.
Rio dos Frades - Porto Seguro
Ou do Frade, recebeu esse nome por ter aí se afogado um dos dois frades franciscanos, italianos que teriam desembarcado em Porto Seguro em 1515.
Rio Jaguaripe - Jaguaripe e Nazaré
De barco, escuna, lancha ou canoa é imprescindível subir o rio até a cidade de Nazaré, passando por Maragogipinho e suas 60 olarias.
Rio Jequitionha - Belmonte
O rio é navegável e os passeios de barco permitem ao visitante conhecer a pesca de robalo e carapeba, observar os remanescentes de Mata Atlântica, fazendas de cacau, com seus viveiros de mudas.
Rio Joannes - Lauro de Freitas
Navegável a partir da foz, entre as praias de Buraquinho e Busca Vida, até pouco acima de um empreendimento turístico com píer de atracação, flat, hotel, restaurantes e centro comercial, na margem direita.
Rio João de Tiba - Santa Cruz Cabrália
Antes conhecido como rio Sernambetiba, banha parte da cidade. Com suas águas mansas que correm por entre o manguezal, é ideal para passeios de barco e prática de esportes náuticos.
Rio Passuí - Belmonte
O rio Passuí é o elo de ligação entre os rios Jequitinhonha, em Belmonte, e Pardo, em Canavieiras, margeados por manguezal, coqueiral, fazendas de cacau e Mata Atlântica.
Rio Peruípe - Nova Viçosa
Navegável em todo seu estuário, desde o canal principal até os do manguezal e braços de mar, em barco, lancha ou canoa, o Rio Peruipe recebe, próximo a foz, as águas dos rios Pitu-açu, Pau Alto.
Rio Pojuca - Praia do Forte
Rio com corredeiras ideais para a prática do rafting. Nas corredeiras do rio Pojuca é possível observar a pesca tradicional com artefatos de cipó, conhecidos como 'jiquis', para capturar peixes, camarões.
Rio Preto - Belmonte
Também chamado de Sucuruiuba por ser sinuoso, em forma de cobra e porque existe uma incidência de sucuris em suas baixadas.
Rio Santo Antônio - Santa Cruz Cabrália
Margeia o limite sul da Área Indígena da Mata Medonha, corta a APA Santo Antônio, passa pelo povoado de mesmo nome e deságua na praia da Ponta de Santo Antônio, atravessando grandes extensões de mangu.
Rio São Francisco - Bom Jesus da Lapa
Navegar nas águas mansas do rio São Francisco, o 'Velho Chico' e seus afluentes é uma opção imperdível em Bom Jesus da Lapa. Em qualquer uma das margens do rio pode-se acertar um passeio de barco.
Rio São Francisco - Juazeiro
O Rio São Francisco é o rio mais famoso da Bahia, responsável por uma grande parte da história e cultura do Brasil e da própria cidade de Juazeiro.
Rio Sauípe - Entre Rios
Principal rio da sua bacia hidrográfica, limitada ao norte pela bacia do rio Subaúma e ao sul pela bacia do rio Imbassaí. O rio Sauípe nasce ao sul da cidade de Entre Rios.