Últimos posts
Pontos Turísticos em Itacaré
Praia da Ribeira - Foto: Gabriel Carvalho - Setur-Ba (Licença: cc-by-sa-3.0)
Praia da Ribeira - Foto: Gabriel Carvalho - Setur-Ba (Licença: cc-by-sa-3.0)

Cachoeira do Carioca
Conhecer a Fazenda do Carioca e banhar-se na belíssima cachoeira de águas límpidas, formada pelo rio Tijuípe, com grande volume de água e seus vários níveis de queda. Duração: 2 horas -Como chegar: Através da Estrada Parque Ilhéus–Itacaré (BA-001), 35km após Ilhéus até a entrada da Fazenda do Carioca, onde se paga uma taxa de entrada e se percorre a pé uma trilha leve (2 km) até a chegada à cachoeira.

Cachoeira da Usina
Conhecer a Fazenda Providência, banhar-se na cachoeira e contemplar a beleza da Mata Atlântica. Duração: 2 horas- Como chegar: Saindo do povoado de Taboquinhas em direção à BA-001 (Itacaré, percorrer 1 km, virar à direita e percorrer mais 1 km até chegar à cachoeira da Usina).

Cachoeira do Cleandro
Conhecer as belezas naturais do rio de contas e banhar-se na piscina natural formada pelas duas seções de queda d’água da cachoeira do Cleandro. Duração: o dia todo Como chegar: Partir de barco pelo rio de Coantas, em Itacaré, por 30 minutos, até o rio do Engenho. Dicas: No entorno da cachoeira existem serviços de bar e restaurante.

Cachoeira Pancada Grande ou Véu de Noiva
Localizada em Itacaré, além de observar as belezas do rio de Contas, o turista poderá caminhar pelo antigo caminho de pedras entre os cacaueiros, apreciar e banhar-se na belíssima cachoeira que possui uma das maiores quedas d’água da região, com aproximadamente 40 m de altura. Duração: 5 horas- Como chegar: Partir de barco a motor do cais do porto de Itacaré, subindo o rio de Contas por uma hora. Percorrer 40 minutos de caminhada por trilha.

Canoagem na Costa do Cacau
Na Costa do Cacau, onde está a mais importante entidade do setor - a Associação Cacaueira de Canoagem, em Ubaitaba – destacam-se os melhores atletas de canoa olímpica do Brasil. Eles são conhecedores dos melhores points do rio de Contas para a prática da canoagem, esporte que praticam há mais de 12 anos. Entre Ubaitaba e Itacaré, as águas do rio de Contas e do Taboquinhas são tranqüilas para praticar velocidade, mas há, também, trechos com corredeiras, ideais para o slalom, descida e rafting. Nos trechos cercados pela Mata Atlântica, a canoagem ecológica tem uma paisagem fascinante, proporcionando safaris inesquecíveis.

Ecoturismo

Distrito Taboquinhas
Caminhar pelos rochedos que formam as corredeiras do rio de Contas, cercados pela Mata Atlântica. Aproveitar para conhecer o pequeno “canyon” e banhar-se nas prainhas do rio e na Cachoeira do Fumo
Duração: 5 horas Como chegar: Através da BA-001, saindo de Ilhéus, em direção a Itacaré, percorrer 59 Km até o trevo do assentamento da Marambaia, sendo 15 km de estrada de terra até Taboquinhas. Dica: Levar água potável e lanche .

Trilha Alto da Esperança / Vila Camboinha
Durante a caminhada de 1 hora, pode-se apreciar e conhecer a exuberante beleza da Mata Atlântica primária, observar árvores centenárias de grande porte e beleza inegualável. Esta trilha termina em uma represa de águas correntes que nascem na própria mata. O passeio é feito necessariamente com reserva antecipada e em grupos de, no máximo, oito pessoas. No passeio obtém-se informações sobre a região e alternativas de sustentabilidade ambiental. Possui viveiro para manejo de espécies da Mata Atlântica, com venda de mudas nessa propriedade. Duração: 1 hora de caminhada Como chegar: Através da BA-001, sentido Itacaré/Ilhéus; após 14 km, chega-se na vila rural Camboinha

Rafting no Rio Taboquinhas
Na Costa do Cacau, entre Ubaitaba e Itacaré, no rio Taboquinhas, afluente do rio de Contas, as águas são tranqüilas para praticar velocidade, mas há, também, trechos com corredeiras, ideais para a excitante prática do rafting.

Surfar as ondas de Itacaré
Itacaré é o melhor point da Bahia para se pegar ondas. Os surfistas experientes já sabem que as melhores épocas para curtir o surf na região são o outono e o inverno, pois as ondas chegam a três metros de altura. Em julho, Itacaré se torna um ponto de encontro de surfistas de todo o Brasil. Todavia, tem ondas boas para surfar o ano todo. Uma grande variedade de ondas resulta da diversidade topográfica do litoral de Itacaré. Ao norte da foz do Rio de Contas, estendem-se praias desertas, planas, por dezenas de quilômetros. As praias de Pontal e Piracanga oferecem condições seguras para a prática do surf pela ausência de rochas perigosas.

A Boca da Barra tem uma das mais compridas e talvez mais perfeitas ondas de todo o Brasil. Ao sul da cidade, as praias são menores, cercadas de morros com relevo irregular. Prainha, São José, Engenhoca, Havaizinho, Camboinha; quase todas essas praias têm fundo de pedra pelos lados, o que resulta em vários pointbreaks, a depender da direção do swell. Ainda que sejam tantas as praias, o point de surf de Itacaré é a Praia da Tiririca, a 1 km do centro da cidade. As ondas rápidas e fortes da Tiririca quebram tão constantes, que permitem treinar manobras radicais durante 365 dias por ano. É nesta praia que treinam os atletas da Associação de Surf de Itacaré e onde regularmente acontecem as etapas regionais e estaduais dos circuitos de surf baiano.

Praias de itacaré:

Praia do Pontal  
Ao norte de Itacaré, possui 6 km de praia. O acesso é feito por barco, atravessando o rio de Contas. Atrativos: excelente para caminhada.

Praia da Coroa  
Características: praia urbana, sem vegetação, com recifes; possui barracas de praia. Atrativos: boa para a prática de esportes como windsurf e passeios de caiaque.

Praia do Resende  
Próxima à cidade. Características: pouco freqüentada, coqueirais, excelente para banhos de mar.

Praia da Costa
Características: praia para banho, possui uma extensão de 100 m, coqueirais e Mata Atlântica.

Praia Siríaco
O acesso é feito pela trilha das Gameleiras, que sai da praia Ribeira, pela floresta e cruza cachoeiras. Outra opção é de barco. Características: boa para banho. Atrativos: possui uma pequena caverna.

Praia de São José
Carcterísticas: pouco freqüentada, situada na Fazenda São José, uma fazenda de cocos no meio da Mata Atlântica.

Praia Engenhoca
O acesso é feito por mar ou trilhas, passando pela Mata Atlântica ou fazendas de coqueiros e pela BA-001, com autorização do proprietário. Características: coqueirais e Mata Atlântica. Atrativos: boa para surf.

Praia da Camboinha
O acesso é feito por mar ou trilhas. Características e atrativos: relevo bastante atraente, com presença de falésias; deságua uma cascata na areia da praia. Possui remanescentes da Mata Atlântica.

Praia Rubão
Carcterísticas: vastos coqueirais. Atrativos: boa para banho e caminhadas.

Praia Piracanga
Ao norte de Itacaré. O acesso é feito por barco. Atrativos: encravada no santuário ecológico do rio Piracanga, possui manguezais, lagoas, cajueiros, coqueiral e garças, entre outras espécies de fauna e flora.

Praia da Concha
Características: praia urbana, mar calmo, próxima da cidade, é a mais freqüentada por moradores e turistas; vegetação densa, Mata Atlântica, coqueirais, cabanas de praia, pousadas e camping
Atrativos: píer de pescadores e ruínas de um farol, excelente lugar para fotograr e admirar o pôr-do-sol.

Praia da Tiririca
Características: praia de surfista, possui infra-estrutura e água doce, que desce da serra coberta pela Mata Atlântica. Atrativos: algumas etapas do circuito baiano de surf acontecem aqui.

Praia da Ribeira
Características: praia urbana, última praia urbana acessível por estrada, muito procurada pelos moradores e turistas. Está localizada em uma enseada e possui várias barracas de praia.
Atrativos: possui piscina natural de água cristalina, formada pelas nascentes que descem de um morro coberto de Mata Atlântica.

Praia Prainha
O acesso é feito pela trilha das Gameleiras, que sai da praia Ribeira pela floresta e cruza cachoeiras. Outra opção é de barco. Características: boa para banho. Atrativos: fica junto a uma fazenda de cocos, isolada no meio da Mata Atlântica.

Praia Jeribucaçu
O acesso é feito por mar ou por trilhas, passando pela Mata Atlântica ou fazendas de coqueiros, e pela BA-001, com autorização do proprietário. Características: praia particular, recifes, coqueirais, manguezais e Mata Atlântica.

Praia Hawaizinho/ Burunudanga
O acesso é feito por trilha em meio à Mata Atlântica. Características: pouco freqüentada.

Praia Itacarezinho
O acesso é feito de carro, pela BA-001. Características: grande extensão, vegetação densa com coqueirais e manguezais Atrativos: boa para banho, caminhadas e surf.

Praia Barra do Sargy
Ao sul de Itacaré. Localizada ao limite sul da APA Itacaré/Serra Grande, na foz do rio Sargy. Características: localizada no limite sul da APA Itacaré/Serra Grande, na foz do rio Sargy. Formação de mangue.

Conheça mais sobre Itacaré
Destinos Bahia
Publicidade