Encontro do mar com o Rio Caraíva - Foto: Tayse Argolo - Setur-Ba |
Rio Caraíva
Um bom programa ecológico na região é subir o rio Caraíva até a ponte do Boi, na entrada da Reserva Pataxó de Barra Velha. Em uma autêntica canoa indígena, o passeio começa no cais da pequena vila de Caraíva, situado entre a praia de rio e o manguezal. Rio acima, a paisagem se modifica acentuadamente: ao longo da margem esquerda, as matas preservadas do Parque Nacional de Monte Pascoal, na margem direita, fazendas de gado.
Duração: tempo livre
Como chegar:
Alugar um barco em Caraíva e subir o rio. São aproximadamente 6 km até a ponte do Boi, que dá acesso ao Parque Nacional de Monte Pascoal.
As Praias de Caraíva:
Praia do Satu
A praia do Satu leva o nome do nativo que morava com sua família. Você pode aproveitar e tomar muita água de coco, e comprar óleo. A atração são as lagoas de água doce próximas a orla.
Praia do Curuípe
Praia selvagem, ideal para descansar a sombra das amendoeiras, fazer longas caminhadas e comer um bom peixe frito, em um dos dois bares na praia.
Praia da Barra Velha
Na praia de Barra Velha, fica a aldeia dos pataxós. Os índios conservam tradições como o artesanato em madeira (gamelas, garfos, colheres) pentes, colares e cestos.
Ponta do Corumbau
Uma vila de pescadores composta por um farol, coqueiros e manguezais. Navegando pela costa, o passeio dura 1 hora e meia de puro visual, em águas cristalinas ótimas para mergulho, com a mesma formação de corais do Arquipélago de Abrolhos.