Pedra do Sanduiche - Foto: Ana Claudia Jatahy |
A cidade de Novo Airão é conhecida por suas praias fluviais de areias brancas e pela fabricação de barcos. Destaca-se principalmente, pela beleza da cidade e riqueza natural esplendorosa. Debruçada sob a margem do Rio Negro, um dos mais ricos e importantes ecossistemas da Amazônia, Novo Airão pertenceu a Manaus até 1955, quando se desmembrou da capital do estado.
A origem da cidade de Novo Airão remonta ao ano de 1668, quando Pedro da Costa Favela, no comando de uma tropa de resgate e o frei Teodósio da Veiga, da Ordem das Mercês, vieram ao rio Negro e fundaram nas proximidades do riacho Aruim, uma povoação que, anos mais tarde, foi transferida para a foz do rio Jaú, com o nome de Santo Elias do Jaú.
Existem três centros de artesanatos, um especializado em madeira e papel reciclado, um especializado é em palha e outro é uma loja de material indígena. Todos os três foram premiados nacional e internacionalmente pela escelente qualidade de suas produções, bem como, pela gestão de suas instituições.