Últimos posts
História de Iranduba
Ponte Rio Negro (é o único meio viario de acesso terrestre a Iranduba) - Foto: Gabriel (Licença-cc-by-2.0)
Ponte Rio Negro (é o único meio viario de acesso terrestre a Iranduba) - Foto: Gabriel (Licença-cc-by-2.0)

Dados arqueológicos indicam que a região do município de Iranduba esteve ocupada desde 7510 a.C até 2550 a.C. por grupos de caçadores-coletores que fabricavam instrumentos líticos lascados e acampavam em áreas de antigos paleocanais, onde hoje são conhecidas como Campinaranas. Após esse período há um hiato temporal até 300 a.C. com o surgimentos das primeiras ocupações de grupos ceramistas na região até o século XVI, quando houve a chegada dos primeiros europeus na região.

As origens do município se prendem à Manaus. A capital do estado conheceu época de grande prosperidade na última década do século com o auge da era da borracha. Passado este fastígio, Manaus experimentou período de estagnação e até retrocesso. Com a implantação da Zona Franca e do Distrito Industrial, reativou-se a economia do município, florescendo em sua periferia vários núcleos populacionais. Entre eles está Iranduba, que, sobretudo a partir de 1976, veio recebendo consideráveis melhoramentos urbanos.

Em 09.04.1963, pela Lei nº 07, o município de Iranduba foi criado, tendo como governador em exercício o Sr. Anfremon D´Amazonas Monteiro. Em 24.07.1964, pela Lei nº 41, o Governador Arthur César Ferreira Reis extingue o município. Em 10.12.1981, pela Emenda Constitucional nº 12, é desmembrado de Manaus e, acrescido de território adjacente até então pertencente a Manacapuru, passa a constituir município autônomo, pelo Governador José Lindoso. Em 1982, efetuou-se sua instalação com as eleições gerais e conseqüentemente com a posse de prefeito e vereadores em janeiro de 1983.

Fonte: Prefeitura de Iranduba, Wikipédia e Ibge

Conheça mais sobre Iranduba
Destinos Amazonas
Publicidade