Festa Boi Manaus - Foto: Catraca Livre |
As comemorações do aniversário da cidade de Manaus tem alegre duração de três dias consecutivos, e é nessa época que a capital do Amazonas é tomada pelo Boi Manaus, uma espécie de micareta de boi-bumbá que arrasta para as ruas da cidade milhares de foliões.
A exemplo dos carnavais fora de época que acontecem em diversas cidades do Brasil, o 'Boi Manaus' solidificou-se como um excelente produto turístico, despertando o interesse das redes hoteleiras, bem como, das operadoras de turismo nacional e internacional.
A musicalidade das toadas envolve a cidade o ano inteiro, mas é nessa época que o Boi-Bumbá assume a condição de música oficial, durante três dias consecutivos, levando um publico estimado em mais de 200 mil pessoas, ao Sambódromo, localizado no Centro de Convenções.
Dançando ao som das tradicionais toadas e vestindo os tururis (abadás), os foliões acompanham os trios-elétricos, conduzidos pela cadência do 'dois pra lá, dois pra cá', típico das músicas de influência indígena, que se movimentam em uma coreografia impressionante.
Cada cantor lidera sua própria tribo, identificada por tururis, os quais são comercializados a preços bastante acessíveis, que dão o direito ao folião participar, fazendo o acompanhamento do trio elétrico dentro da área reservada ao desfile.
Já as arquibancadas, possuem capacidade para pouco mais de 40 mil pessoas, e essas estão destinadas àquelas pessoas, principalmente visitantes e turistas que não adquiriram o tururi, mas têm vontade de brincar, mesmo que não seja através do acompanhamento.