Igreja Matriz de Santana - Foto: Vicente A Queiroz |
A história do Município de Santana Tem início quando o Governador do Estado do Grão-Pará e Maranhão, Capitão–General Mendonça Furtado, fundou a Vila São José de Macapá, atual Município de Macapá e prosseguiu viagem para Capitania de São José do Rio Negro e deparando-se com a Ilha de Santana, situada a margem esquerda do Rio Amazonas. O povoamento de Santana iniciou-se em 1758, os primeiros habitantes eram moradores de origem Européia, principalmente Portugueses, além de mestiços vindos do Pará e índios da Nação Tucujú, trazidos por Portilho de Melo o qual recebeu o perdão da coroa Portuguesa e foi nomeado com a missão de intermediar relações com os nativos.
Da sua aliança com Mendonça Furtado obteve o título de capitão e Diretor do povoado de Santana. Em troca, teria de remanejar aproximadamente quinhentos silvícolas, mais conhecidos por tucujus, que estavam, na época, sob sua guarda e chefia. Este fato provocou bastante insatisfação por parte dos índios, pois tiveram que se afastar de seus habitantes naturais e enfrentar condições bastante prejudiciais a sua vida e cultura. Com esse acordo, o governador do Estado do Grão-Pará e Maranhão deram continuidade ao projeto de construção da Fortaleza de São José de Macapá e ampliou a produção agrícola.
Concentrando-se na ilha de Santana, Portilho de Melo conviveu com a redução bastante acentuada da força de trabalho. Muitos índios fugiram, esconderam-se ou simplesmente desapareceram. Outros morreram em conseqüência dos maus-tratos e doenças tropicais. O nome 'Santana' é uma homenagem a Nossa Senhora de Santa Ana, de quem os europeus e seus descendentes, entre eles Francisco Portilho, eram devotos.
A partir da descoberta das jazidas de manganês em Serra do Navio pelo caboclo Mário Cruz e da conseqüente instalação da empresa ICOMI naquele local, no ano de 1956, Santana experimentou um crescimento populacional significativo. Foi o momento também em que teve início a construção da ferrovia Santana/Serra do Navio, com 194 Km de extensão. A principal finalidade era transportar os operários e escoar o carregamento de minério, em virtude da inviabilidade do transporte por via marítima com destino direto aos mercados interno e externo.
Fonte: Prefeitura de Santana e Wikipédia