Últimos posts
História de Laranjal do Jari
Área verde da cidade - Foto: Leroc-secom (icença-cc-by-3.0)
Área verde da cidade - Foto: Leroc-secom (icença-cc-by-3.0)

A região que hoje corresponde ao Vale do Jari foi habitada, primeiramente por indígenas oiampis e aparaís e, mais tarde por nordestinos que vieram trabalhar na extração da borracha. Dentre essa leva de nordestinos destacou-se um cearense chamado coronel José Júlio de Andrade que teve poder de vida e morte na região; pois, aos 35 anos de idade se consolidou como o maior latifundiário do mundo, adquirindo cerca de 3,5 milhões de hectares de terras por meios lícitos e, principalmente ilícitos através de expropriação e da sua condição de deputado estadual e senador pelo estado do Pará, sendo combatido pela revolta tenentista que o obrigou a vender sua empresa Jari para um grupo de empresários portugueses, em 1948 sendo vendida mais tarde para o milionário norte americano Daniel Ludwig.

O Município de Laranjal do Jari foi criado pela Lei no 7.639, em 06 de dezembro de 1987, está localizado ao Sul do estado (Meso Região Sul), a 320 km da Cidade de Macapá. Com um distrito: Laranjal do Jari. Limita-se com os municípios: Oiapoque, Pedra Branca do Amapari, Mazagão e Vitória do Jari, e com o Estado do Pará, (ficando bem em frente a Cidade de Laranjal do Jari a Cidade de Monte Dourado, no Município de Almeirim), e ainda com Suriname e Guiana Francesa.

A cidade de Laranjal do Jari, sede municipal, é conhecida como Beiradão, por ser construída na beira do rio (tipo palafita). Quem nasce em Laranjal do Jari é laranjalense ou Jarinense (gentílico). O Município de Laranjal do Jari foi criado em 17 de dezembro de 1987, tendo suas origens ligadas a episódios da história de colonização do rio Jari e, mais recentemente, às influências socioeconômicas decorrentes da implantação e funcionamento do Projeto Jari Florestal. Devido a isso, o município ainda hoje convive com situações contraditórias, ora se defrontando com a busca de nova identidade produtiva, ora com soluções de problemáticas estigmatizadas, traduzidas pelas precárias condições de vida das palafitas. 

Fonte: Prefeitura Laranjal do Jarí, Wikipédia

Conheça mais sobre Laranjal do Jari
Destinos Amapa
Publicidade