Trapiche Eliezer Levy - Foto: Márcia do Carmo |
Em Macapá, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:
Grandes muralhas
Construída em 1782 como proteção do Rio Amazonas, com 127 mil metros quadrados de edificações no seu interior e, com grandes muralhas que chegam à 15 metros de altura, você não deve deixar de visitar a 'Fortaleza de São José do Macapá', tombada como Patrimônio Histórico Nacional, no ano de 1950.
A beleza do Rio Amazonas
Ali mesmo nas cercanias da fortaleza, aproveite para conhecer o 'Parque do Forte' onde no mês de dezembro acontece o 'Festival Quebramar' um evento cultural tradicional, o qual apresenta peças teatrais, shows musicais e muita arte, atraindo milhares de turistas e a comunidade local e regional. No lugar, possui decks panorâmicos para contemplar a grandiosidade e beleza do 'Rio Amazonas', bem como, ideal para fazer deliciosas caminhadas em meio à encantada floresta amazônica.
Passarelas a céu aberto
Já no 'Complexo Beira Rio' é perfeito para contemplar a fortaleza e o 'Rio Amazonas' como também, possui no local, alguns quiosques além de choperias e restaurantes com música ao vivo. Ali, também abriga mezaninos e passarelas a céu aberto, com pista de patins e de cooper.
Referência regional em biodiversidade
Com uma área de 20 mil metros quadrados, espaço verde, e ambientações voltadas à cultura do povo amapaense, não deixe de visitar o 'Museu Sacaca'. Atualmente, além de ser considerado um dos centros científicos e culturais mais importantes do estado, o local também é ponto turístico. O Museu é uma referência regional em tópicos como biodiversidade, desenvolvimento sustentável, medicina natural, etnologia, organização sócio-econômica e cultural dos povos amazônicos.
Patrimônio arquitetônico local
Inaugurado em 1990, é imperdível uma visita ao 'Teatro das Bacabeiras' o qual começou a ser construído em 1984, com uma arquitetura do tipo italiano, moderna para a época. Com capacidade para 705 pessoas sentadas, o imponente teatro ganhou destaque assim que inaugurando, como patrimônio arquitetônico local.
Monumento mais antigo da cidade
Construída em meados do século XVIII e considerado como o monumento mais antigo da cidade, vale muito conhecer a 'Igreja São José'. O interior da igreja é em estilo arquitetônico inaciano e suas paredes, todas são pintadas de branco neve. A obra leva o nome do santo padroeiro da cidade, nela realiza-se a maior festa religiosa da cidade, em 19 marco, dia de São José, com missas, ladainhas e outros rituais católicos, onde atrai milhares de religiosos locais, regionais e turistas de todos os cantos.