Boi-Bumbá - Foto/Reprodução: Rede Amazônica |
O Boi-Bumbá é uma tradição muito comum no Norte do Brasil, especialmente nos Estados da Amazônia. As pessoas vestem fantasias e dançam para contar a história do boi que ressuscita graças à intervenção do pajé, feiticeiro dos índios. A festa conta a história de uma mulher grávida que tem o desejo de comer a carne do boi preferido do patrão do marido dela. O marido, para satisfazer a vontade da esposa, mata o animal, mas o dono descobre.
Inconformado com a morte do seu boi preferido, o patrão ordena ao peão que dê um jeito de trazer de volta o animal vivo. O homem então pede ajuda ao pajé. Quando a mágica acontece, todos dançam alegremente em volta do boi.
No estado do Amapá, são alguns dançarinos de toada que mantêm a Associação dos Grupos de Boi-Bumbá, onde, através da qual, realiza projetos culturais durante o ano, para fins de divulgação, e ao mesmo tempo criar um excelente ambiente de produção e difusão de dança, arte, bem como, cultura popular e lazer.
O Festival Oficial de Toada que teve início no ano de 1998, tem sido realizado anualmente e, segundo a organização, objetiva promover a inclusão de jovens e principalmente adolescentes de Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Mazagão dentre outros municípios do estado.
Considerado um folclore típico do estado do Maranhão, o Bumba-meu-boi é registrado como patrimônio cultural do Brasil pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). O Bumba-meu-boi foi crescendo ao longos dos anos e espalhou-se pelo País afora, principalmente entre as regiões norte e nordeste, adquirindo outros nomes, como também, outros ritmos, e diversas outras formas de apresentação, bem como, indumentárias, personagens, instrumentos, adereços e temas diferenciados. No Pará, Amapá, Rondônia e Amazonas, é chamado de Boi-bumbá.
O Boi-Bumbá do Amapá, possui personagens, que gira em torno da lenda sobre a morte e ressurreição de um boi. O festival do boi tem extensas ligações com inúmeras tradições africanas, indígenas e europeias, inclusive com festas religiosas católicas.